Relação do Xilema e do Floema com o sistema circulatório humano

Assim como as células animais, as células vegetais necessitam de nutrição, papel esse desempenhado pelos vasos condutores, nos seres humanos, dentre outros animais, chamados de vasos sanguíneos, por sua vez, esses vasos condutores serão chamados, nas plantas, de Xilema e Floema.

 No geral, o papel do sangue é oferecer suporte às células e tecidos transportando nutrientes para trocas regulares entre sangue-célula e/ou sangue-tecido. Tal relação mantém vivos células e tecidos e, consequentemente, sustenta a vida. Nas plantas, assim como nos animais, observamos a presença de dois vasos condutores, como as veias que levam sangue do corpo ao coração e as artérias que levam sangue do coração para o corpo, o Xilema leva a seiva bruta para todo o organismo do vegetal e o Floema leva a seiva elaborada, também, para toda a planta.

Para que as plantas se desenvolvessem no meio terrestre, seria necessária a ocorrência da vascularização nestes indivíduos, assim, os mesmos sofreram mudanças que acarretaram na desenvoltura de um sistema circulatório e, portanto, passaram a habitar diferentes regiões terrestres geográficas da Terra, claro que este processo levou muito mais tempo do que se imagina por esta leitura. Contudo, os vasos condutores destes organismos sofreram uma dicotomia:

Xilema– responsável por carregar a seiva bruta (água e sais minerais) da raiz às folhas.

Floema– responsável por levar a seiva elaborada (solução aquosa de aminoácidos e açúcares) das folhas ao caule e às raízes.

 A pequena presença de água no meio terrestre e a necessidade de transportar água e nutrientes para todo o organismo possibilitou tais mudanças nos vegetais, pois, não mais haveria a presença abundante de água, como havia no meio aquático. Entretanto, existem plantas terrestres avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores, são as briófitas. Para manter a vida, estes organismos devem habitar regiões terrestres com extrema umidade, não havendo ou havendo, portanto, pouca transpiração. Os organismos do Reino Plantae que possuem vasos condutores são:

  • pteridófitas
  • gimnospermas
  • angiospermas (antófitas)

Modernamente, estes grupos foram reunidos e passaram a ser chamados por traqueófitas.
Portanto, a principal semelhança entre os condutores animais e vegetais está na necessidade de transportar água e nutrientes às células e tecidos de todo o organismo para, assim, sustentar a vida dos mesmos.

Texto por Douglas Sacchi Barboza