MuLEC

mulecO projeto de consolidação do MuLEC, submetido à apreciação de Vitae procura relatar evidências do trabalho desenvolvido desde 2000 pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. De certa forma, procura caracterizar o funcionamento do MuLEC e justificar a importância de ampliar e dar continuidade a uma trajetória iniciada pelo LEC – Laboratório de Ensino de Ciências – FFCLRP – USP (1981 – 2000).

A possibilidade de existir um espaço permanente e apropriado para exposições, com endereço no Campus da USP, aberto à visita de escolas de ensino básico, vem de encontro a uma anti,ga aspiração de pessoas envolvidas com produção e ensino das Ciências. As atividades com graduandos desenvolvidas pelo LEC, os projetos financiados, avaliações e divulgações decorrentes, acrescidas das realizadas com professores e seus alunos pela Casa da Ciência, criaram expectativas, que somadas à iniciativas isoladas, não menos importantes, levaram à proposta do MuLEC. Através do projeto, em anexo, apresentado e aprovado no CORP – Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto, houve concessão de uma casa à rua Clóvis Vieira, nº 27. Este local deve facilitar a relação entre as unidades do Campus, com ampliação e diversificação de temas, atividades, produção de materiais e conseqüentes exposições abertas à visitações.

A referência principal dos programas é a trajetória do LEC, que articulada com setores de pesquisa, adquiriu credibilidade e reconhecimento comprovados pelas avaliações de participantes e financiadores das atividades com professores e seus alunos (talvez avaliações Fapesp). Com a Casa da Ciência, a proposta do LEC alcançado escolas públicas e privadas.

Para visitas programadas é prevista organização de exposições e atividades interativas, com apresentações literárias, dramatizações, exposições de desenhos, no início relacionadas à ciência. Visitas à exposições, de forma improvisada, já são realizadas no Hemocentro, nas escolas e em eventos para os quais há solicitações. A proposta de trabalhar com programas extraclasse de apoio ao ensino, especialmente em iniciação científica (atualmente pouco freqüentes em escolas fundamentais e médias) tem a finalidade de apoiar as exposições no Hemocentro e no MuLEC.

Nos 25 anos de programas com as escolas, tanto no LEC como na Casa da Ciência, foi possível constatar condições mínimas necessárias para desencadear e manter um processo que leve à produção de material para apresentações e exposições. Entre as condições, pode se afirmar que a parceria com os pesquisadores é essencial, na medida em que pessoalmente assessorem e participem, junto com a equipe coordenadora do programa educacional, do processo de produção do conhecimento. Atividades em grupo, com registro, são também condições que facilitam a comunicação e aceleram a aprendizagem. Consultas aos registros, arquivos e à bibliografia permitem organizar dados para apresentações rotineiras de resultados. Instituir sistema permanente de avaliações (condição rara nas escolas) para divulgação dos resultados, permite selecionar trabalhos para as exposições. Estas condições tem sido fundamentais para a organização e montagem de exposições, considerados os temas.

Nos últimos quatro anos, com o apoio da FAPESP, a equipe da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promoveu uma interação sólida entre pesquisadores do CTC e professores da rede de ensino básico, programou, coordenou e avaliou atividades desenvolvidas neste projeto, ao mesmo tempo em que se empenhou na análise e organização do acervo do LEC, especialmente pastas-relatório, com o objetivo de disponibilizá-lo para consulta. Parte do material já se encontra informatizado – 181 pastas equivalentes ao período de 1968-2000 – e deve ser exposto para consulta.

O MuLEC, localizado na rua Clóvis Vieira nº 27 – Campus da USP/RP, será aberto ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas, com exposições permanentes de materiais resultantes das atividades desenvolvidas no LEC e no CTC, bem como aqueles fornecidos por colaboradores do MuLEC, os quais têm participado das atividades desde o LEC na Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto/USP.