A ciência forense desvendando crimes

O programa Adote um Cientista da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promoveu no dia 9 de novembro a palestra “Ciências Forenses: a Ciência desvendando crimes”, com a especialista no assunto Aline Bruni, professora do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O objetivo da palestrante foi introduzir aos alunos alguns temas das ciências forenses popularizados por séries televisivas que apresentam investigações policiais por peritos e resoluções de crimes.

Mas afinal, como as Ciências Forenses podem ajudar a solucionar crimes? Para responder essa pergunta primeiro é preciso investigar o que são as Ciências Forenses.

As Ciências Forenses são consideradas interdisciplinares, ou seja, interligam diferentes áreas do conhecimento como a Criminologia, Patologia, Psicologia, Entomologia, Antropologia e Odontologia. As Ciências Forenses também são classificadas como uma conexão entre Ciência e Direito. Sendo que o elo que une essas áreas é a perícia, compreendida como a investigação científica dentro de um processo forense.

Você sabia que para as Ciências Forenses muito mais importante do que achar o culpado de um delito, é mostrar quem são os inocentes? Ou que o termo “forense” não se refere unicamente a um processo criminal?

Então quais são os outros tipos de crimes que as Ciências Forenses podem ajudar a solucionar? De acordo com Aline praticamente todos, mesmo que esse crime não esteja relacionado a um assassinato. Como exemplo podemos citar a falsificação de documentos, medicamentos ou até de alimentos.

Mas afinal, qual é a diferença entre vestígio e evidência? Para um perito todo o contato deixa uma marca, e, segundo  Aline, qualquer marca ou objeto encontrado na cena do crime será considerado um vestígio. Apenas a partir do momento que esse vestígio passa a ser analisado e utilizado na investigação ele se tornará uma evidência.
O assunto gerou bastante curiosidade e dúvidas entre os alunos presentes e algumas discussões surgiram como:

Existe diferença para punir crimes que vão causar consequência imediata e consequência a longo prazo?

O exame de Corpo de delito faz parte da área de Medicina Legal?

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre questões importantes e curiosas para as Ciências Forenses e os pontos que os seriados não mostram, mas que você precisa saber.

Por: Crislaine Messias
Revisão: Caio M.C.A. de Oliveira