Alunos de iniciação científica apresentam seus trabalhos

Alunos de iniciação científica apresentaram seus trabalhos na abertura do Adote um Cientista. Graciella Favoretto apresentou sobre o tema microcefalia, com orientação da Profa. Dra. Heloisa Bettiol e o Doutorando Paulo Ricardo H. Rocha, do Departamento de Puericultura e Pediatra FMRP/USP, coordenado pelo Prof. Dr. Marco Barbieri (FMRP/USP)  Os alunos Douglas S. Barbosa, Olavo Caetano Inácio, Ana Luiza Bertoloti, Maria Eduarda Jurado e Luan Bertoloti, estão estudando o tema “Explorando o sistema nervoso”, orientados pelo Prof. Dr. Dr. Guilherme Lucas(FMRP/USP).

Veja abaixo textos produzidos textos na oficina de redação após a apresentação dos projetos.


Microcefalia na gravidez

Iremos falar sobre uma doença “microcefalia”. Esse nome vem de cabeça pequena, essa doença pode ser causada pelo mosquito. Quando a mulher é picada e ela está grávida, há um grande risco de a criança nascer com essa doença e para aumentar o risco, se a mãe fumar na gravidez, a criança corre um risco maior.

Alunos: Gabrielle Lorena Messias, Maryeva Moreira Mansur Mesquira.

Escola: Roberto Brayn de Luiz Antônio.


Tabaco e suas consequências na gravidez

Microcefalia é uma má formação na caixa craniana. As possibilidades de uma gestante que fuma durante o período da gravidez, ou até mesmo antes, são maiores do que uma gestante que não fuma e que nunca fumou. Mas não é só porque a gestante não é fumante que isso vai assegurá-la que o bebê não irá portar o tipo de doença.

Alunos: Alice e Jonathan

Escola: EE Jardim Paiva II de Ribeirão Preto


O que é dor?

A dor é um “paradoxo”, um estímulo, uma defesa do organismo. Pode ser boa ou ruim. Os testes feitos em camundongos são mais difíceis, pois não dá pra saber o tamanho da dor e onde ela está. Já com os humanos é mais fácil, pois eles podem dizer onde é a dor, ou se ela é mais forte ou fraca em uma escala de 0 a 10. A dor pode ser aversiva que é igual ao estresse e a dor não aversiva quer dizer calma.

Alunos: Mariany Ap. Buccii Barissa e Laura Cairo de Sousa.

Escola: EMEB João Nogueira de Cravinhos.

%d blogueiros gostam disto: