Biotecnologia: História e Aplicações

Ela é um dos termos mais usado pela mídia ultimamente. Está tão presente em nosso dia a dia, mas poucos sabem ao certo como e onde? Ela é a famosa biotecnologia, você sabe o que é?

A palestrante Daianne Fantacini, doutoranda em Oncologia Clínica e Células-Troncos e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, se propôs a contar um pouco da história do surgimento da Biotecnologia e de suas aplicações ao longo dos anos.

A primeira definição acerca da Biotecnologia data de 1917 com Karl Ereky, 1917 que conceitua o termo como: “Biotecnologia engloba todas as técnicas que utilizam organismos vivos em particular, animais, plantas ou microorganismos ou qualquer tipo de material biológico que pode ser assimilado aos microorganismos ou parte dos mesmos, para provocar neles mudanças orgânicas”.

De maneira mais sucinta, a Biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico para a criação ou aperfeiçoamento de um produto ou de um serviço. Ela é uma área multidisciplinar que envolve Engenheira, Química, Biologia que se divide em Engenharia Bioquímica, Química Industrial e Bioquímica e Biologia Molecular.

A Biotecnologia parecer ser recente, mas a técnica já era aplicada muito antes. O primeiro produto biotecnológico foi feito sei mil anos A.C. A arte de fermentar já era praticada pelos sumérios e babilônicos que usavam leveduras para fermentar cerveja.

Quatro mil anos A.C os egípcios descobriram a maneira de fermentar pão com leveduras. Neste mesmo período começou-se também a usar o processo de fermentação na produção de iogurtes e queijos pelos Chineses. Em 1.800 A.C a fermentação passou a ser usada na panificação e produção do vinho e da cerveja.

Durante a palestra, Daianne explicou que apesar da utilização de processos biotecnológicos acontecerem desde a antiguidade, ninguém sabia ao certo explicar como os processos naturais eram feitos e como os resultados finais eram obtidos.

Então, em 1822, Louis Pasteur foi quem deu as bases para as futuras para indústria biotecnologia ao demonstrar que todos os processos de fermentação era resultado de atividade microbiana.

Já em 1860, o cientista Edward Buchner descobriu que dentro das células microbianas, as substâncias responsáveis por todas as transformações químicas eram as enzimas. O que são enzimas? Qual sua função?

Vocês sabiam que a Biotecnologia ajudou a revolucionar o mundo da Ciência? Ela colaborou com o início do tratamento das doenças infecciosas com a descoberta do antibiótico, a Penicilina, que reuniu os trabalhos dos cientistas Pasteur, Robert Koch e Alexander Fleming.

Vocês sabiam também que a biotecnologia foi usada até durante a primeira Guerra Mundial? A técnica ajudou principalmente na produção de nitroglicerina que é uma fermentação e a produção de acetona para a produção de explosivos.

E hoje, onde é possível ver o uso da Biotecnologia?  Você sabia como a Biotecnologia está presente no dia a dia? Você sabia que consumimos bactéria com biotecnologia? Que o remédio é um produto biotecnológico?

Você sabia que a biotecnologia também está presente nos alimentos transgênicos? Aliás, você sabe o que é um alimento transgênico? São organismos geneticamente modificados, que tiveram seu material genético alterado com a modificação de um ou vários genes que o organismo naturalmente não possuí.

Você sabe se os transgênicos são alimentos seguros? Eles causam algum mal a saúde do ser humano? Em 2014 o Brasil era o segundo maior país produtor de transgênicos, perdendo apenas para os EUA.

Você sabia que a biotecnologia auxilia no tratamento de pacientes acometidos pela doença Hemofilia Fator A? Ou o que são anticorpos monoclonais? Os anticorpos monoclonais envolvem as mais recentes linhas de pesquisa utilizando a Biotecnologia e serve para o tratamento do câncer. Quais os benéficos da utilização desses anticorpos? E quais são os benefícios da utilização desses anticorpos.

Aliás, você sabia que a utilização da biotecnologia é lucrativa para a indústria farmacêutica? E como a Biotecnologia é aplicada no Brasil? Quantos por cento as empresas lucram com a utilização das técnicas desse termo? Confira no vídeo abaixo mais curiosidades sobre esse tema super atual.

Texto por: Crislaine Messias

Revisão por: Caio de Oliveira

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: