Casa da Ciência une esporte e ciência em exposição virtual

O Brasil sediará um dos maiores eventos esportivos mundiais este ano, a Copa do Mundo. Todas as atenções estão voltadas ao desempenho das seleções e dos jogadores, mas você já parou para pensar em como acontece a aquisição, o armazenamento e o gasto de energia durante a atividade física? Para esclarecer os mecanismos que regulam esses processos, a Casa da Ciência uniu a ciência e o esporte numa exposição virtual guiada por uma mascote especialmente eleita para a missão: a mitocôndria – uma organela essencial para a síntese energética na célula.

O futebol é caracterizado por atividades intermitentes que exigem grande esforço físico e requer elevado grau de habilidade técnica, força e velocidade. O consumo de grandes quantidades de substratos energéticos também é muito requerido nesse esporte, que demanda níveis altos de produção de energia aeróbia e anaeróbia. A exposição “Mitocôndria: Camisa 10 em qualquer time”, que foi originalmente apresentada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em outubro de 2013, procura discutir a mecânica do corpo humano, inclusive a capacidade de superar limites fisiológicos, dando destaque à organela mitocôndria, principalmente por sua eficiência em produzir ATP para a célula.

A exposição foi organizada em espaços que levam o visitante a conhecer o equilíbrio energético que existe nos ecossistemas, nas populações e nos organismos, evidenciando as relações energéticas e suas adaptações evolutivas selecionadas ao longo de milhares de anos. Outro destaque da mostra é o cloroplasto, estrutura citoplasmática essencial para a conversão da energia luminosa em molécula orgânica ricas em energia, a glicose.

 

Confira:

Conheça a Exposição
  Sedentarismo evolutivo
  Energia e seres vivos

Armazenamento de energia e fermentação

Como é obtida a energia: respiração e fermentação

Endossimbiose

  O exercício físico e as mudanças nas células musculares
  Hemácias
  ATP, DNA e RNA: muito diferentes?
%d blogueiros gostam disto: