Catálogo do Mural

capa

Esta 1ª edição do Catálogo do Mural traz os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do programa Pequeno Cientista e apresentados no 16º Mural, que aconteceu no dia 29 de novembro de 2012 no Hemocentro de Ribeirão Preto.

A partir da rotina de registro da equipe, foi possível organizar este material com os momentos que revelam a aprendizagem dos alunos no momento que apresentam seus projetos de pesquisa para professores, pesquisadores e colegas. O Mural é um evento que constitui parte da avaliação do programa e da ação metodológica da Casa da Ciência.

Capa_Catálogo2

A proposta da 2ª edição do Catálogo do Mural é divulgar momentos de articulações de conceitos que caracterizam e evidenciam processos de aprendizagem, juntamente com relatos escritos pelos pesquisadores do Hemocentro de Ribeirão Preto e da Universidade de São Paulo, participantes do Pequeno Cientista no primeiro semestre de 2013.

A decisão da CASA em divulgar dados deste processo – considerando que é pouco frequente, por diversas razões, o registro e a documentação das atividades educacionais – é valorizar as mudanças observadas nos alunos, que manifestam a sedimentação de atitudes próprias da iniciação científica que marcam o comportamento dos jovens.

Os diálogos, nos encontros e frente aos painéis, indicam não apenas o entusiasmo como marca de todos os alunos, mas evidenciam conceitos aprendidos e muitas dúvidas que ficaram. Avaliar o avanço das habilidades adquiridas pelos jovens, como a capacidade de articular conceitos, a experimentação com observação, a consulta a bibliografias específicas, os registros em cadernos de campo e produção de textos para divulgação, são comportamentos que a equipe investiga durante o processo.

Para cada tema, foi organizada uma pasta, na qual consta a proposta de pesquisa, que pôde ser consultada e alterada pelos orientadores no decorrer da orientação. O material contempla o registro de cada encontro realizado, com destaque às decorrências – previstas ou não – relativas às manifestações e mudanças do programa, constituindo um importante exercício, pois recupera a trajetória da orientação, criando também a memória do Pequeno Cientista.

Apesar dos registros serem trabalhosos, eles revelam dados que permitem análises de um processo muito próximo ao de uma iniciação científica e colaboram na preparação dos materiais de divulgação dos resultados e do caminho de construção do conhecimento percorrido pelos alunos e pesquisadores.

Outra característica desta edição do programa, que contou com reuniões pontuais entre a equipe da Casa da Ciência e os pesquisadores, foi a elaboração de textos – pelos orientadores – referentes ao processo. Essa produção difere da apresentação dos painéis, que trazem os resultados dos temas específicos pesquisados, pois nos textos dos participantes são reportadas as mudanças de atitude e a aquisição de habilidades científicas, sendo que estas estão mais relacionadas às questões educacionais de aprendizagem, o que, evidentemente, inclui conteúdos específicos.

Esta publicação traz imagens dos painéis e maquetes elaborados e apresentados pelos 21 grupos no 17º Mural, que também contou com a execução de experimentos científicos de química, física e biologia. Os alunos, além de apresentarem os resultados dos seus estudos, respondiam as perguntas dos visitantes e as questões que foram previamente elaboradas pela equipe da Casa da Ciência para avaliar o aprendizado dos grupos. Após apresentarem seus trabalhos, os jovens puderam conhecer o trabalho dos colegas e também assumiram a postura de avaliadores: questionavam, anotavam respostas e informações relevantes.

Graças ao empenho da equipe, dos participantes do Pequeno Cientista e dos avaliadores do evento, apresentamos esta 2ª edição do Catálogo do Mural, uma publicação que já está inserida na rotina da Casa da Ciência e que possibilita a divulgação dos resultados do programa, focado nas manifestações e nas interações entre os pesquisadores e os alunos.

Equipe Casa da Ciência.