Como contar para além do infinito

A última quinta-feira do Adote um Cientista foi bastante especial. Hugo Valadão, um ex-aluno da Casa da Ciência e hoje graduando em matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) falou sobre o infinito, um tema que pode ser filosófico e até esotérico, mas que é também interessante pela ótica da matemática.

Respondendo a pergunta inicial da palestra, o que é o infinito, os alunos responderam que “algo que não podemos contar”. A partir daí, Hugo iniciou sua palestra com objetivo de demonstrar que, matematicamente, o infinito pode sim ser contado. Claro, considerando que, na verdade, existem diferentes tipos de infinitos e formas de contá-los.

Utilizando o Teorema de Cantor, considerado revolucionário para a matemática, e outras pesquisas feitas por matemáticos ao longo do século XX, a palestra tratou de assuntos muito recentes do pensamento matemático, e além da matéria básica ensinada nas escolas, algo destacado pelo palestrante.

Quer entender se é possível contar até o infinito, e se sim, como fazê-lo? Assista a palestra da íntegra do futuro matemático Hugo Valadão, que no Adote ensinou alunos que hoje estão no lugar onde ele já esteve.

Texto: Caio M.C.A. de Oliveira

Revisão: Ricardo M. Couto

%d blogueiros gostam disto: