casaemfoco

Depoimentos das mães dos pequenos cientistas

No dia do 30º Mural, nós da Casa aproveitamos a oportunidade em que as mães dos alunos estavam presentes e conversamos com algumas para saber um pouco mais sobre as perspectivas delas com relação aos seus filhos antes e depois de participarem do Adote e do Pequeno. 

Os depoimentos são fascinantes e corroboram ainda mais com o objetivo principal da Casa da Ciência que é o de desenvolver o pensamento científico por meio da iniciação científica em ambiente de pesquisa. Cada aluno tem um sonho, um interesse e um objetivo diferente, mas a maneira como todos são influenciados pela Casa é sempre positiva!

  

Kátia, mãe do Felipe, Luís Antônio

“Após começar a frequentar a Casa da Ciência, o Felipe ficou bem mais comprometido com os estudos, pois eu acho que esse ambiente universitário o levou para um lado que ele não conhecia ainda. Isso o deixou mais maduro ainda do que ele já era e o fez começar a ter outros pensamentos para estudar e progredir.

Quando ele volta para a casa às quintas-feiras ele chega contando tudo o que aprendeu para nós, eu o ajudei na preparação pré-mural e aprendi junto com ele.”

Karina mãe do João Pedro, Luís Antônio

“Eu percebo que após ele começar a frequentar a Casa da Ciência, o interesse dele pelos estudos aumentou muito. O projeto fez com que ele percebesse que tem um grande leque de conhecimentos a ser explorado. No primeiro semestre ele ficou no grupo de Odontologia e neste ele está no grupo sobre ansiedade e para ele está sendo muito bom. No começo do ano ele não queria muito vir por não ter nenhum conhecido de Luís Antônio, mas ele adora desenhar e o orientador, ao perceber isso, começou a pedir para ele fazer os desenhos e isso o incentivou ainda mais, sem contar que em Luís Antônio nós temos o Centro Odontológico, então foi ele quem conseguiu o molde da arcada dentária e as escovas para trazer, e tudo isso foi dando cada vez mais estímulo a ele.”

Andreia mãe do Thiago, Cravinhos

“O Thiago começou no Pequeno no início de 2019 em um projeto sobre audição, e eu percebi que ele se interessou muito, pois ele viu coisas com as quais ele não estava acostumado na escola. Como temos problema na família com a minha mãe que perdeu um pouco a audição, foi muito interessante mesmo para ele, pois ele pode conversar com a minha mãe sobre o assunto, sobre o aparelho auditivo, etc. Então essa relação com um caso real que temos na família o instigou muito. Neste segundo semestre ele está participando de um projeto de matemática, que é uma matéria que ele já gosta. Ele vem com o maior prazer todas as quintas-feiras, muito feliz, e eu espero que ele continue no próximo ano, pois é um projeto que só faz a criança evoluir e amadurecer a cada dia mais.”

Natália mãe da Ana Clara, Luís Antônio

“Quando a Ana Clara ficou sabendo que teria a prova de seleção para participar do Pequeno ela ficou muito empolgada. Ela me disse “Mãe eu preciso muito passar nessa prova porque eu quero muito isso!”. Eu a incentivei bastante e disse que ela iria conseguir com certeza. Quando ela foi aprovada no início de 2019 ela até chorou de emoção. Todas as quintas-feiras ela chega em casa me contando tudo encantada com o projeto. Ela tem muitos sonhos e um deles é o de ir embora para os EUA, pois eu tenho uma cunhada que mora lá, e cursar primeiro Enfermagem e depois Medicina. Eu fico impressionada em ver como ela vai mesmo atrás dos sonhos dela. No primeiro semestre ela caiu em um projeto sobre câncer e nós tivemos caso também na família, pois meu irmão faleceu de câncer, então ela entrou de corpo e alma nesse projeto e se apaixonou. E uma coisa foi se encaixando na outra, pois na prefeitura de Luís Antônio tem um projeto para menores de 18 anos em que eles trabalham por meio período em creches, em alguma loja ou em escolas, e ela passou nesse concurso também e já está trabalhando. Ela já é uma filha muito dedicada, estudiosa e comunicativa então a Casa simplesmente intensificou mais ainda essas qualidades.”

GIOVANA FARIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp