Desafios da Divulgação Científica dos Conhecimentos Químicos e Físicos

formar e informar (200x133)

Durante os onze encontros do grupo “Formar e Informar: Desafios da Divulgação Científica dos Conhecimentos Químicos e Físicos”, sob orientação das professores Dra. Joana de Jesus de Andrade e Dra. Daniela Gonçalves de Abreu, docentes do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e também a orientação do mestrando André Luan dos Santos Pavanelli, do Departamento de Física (também da FFCLRP-USP), os pesquisadores-orientadores se uniram para trabalhar com os alunos tanto os conceitos de Química como os de Física.

Entre aulas teóricas e práticas, os alunos descobriram a origem dos elementos químicos, sua organização na tabela periódica, suas ligações e como correlacionar os elementos químicos com os minérios, destacando, inclusive, qual o principal minério de cada região do país. Também estudarem os tipos de onda e como elas se propagam. Inúmeras discussões surgiram no decorrer dos encontros. Em destaque, no registro feito pelos orientadores, estão a discussão sobre as diferenças entre o ferro na natureza e o no corpo humano como nutriente e o estudo sobre a propagação do som em diferentes materiais.

Em uma conversa posterior com uma das alunas, após consultar o próprio caderno, ela comentou as principais dúvidas do grupo. Destacou questionamentos como “por que as coisas têm cor?”, ou “o que é um harmônico?”, “o que é produzido a partir dos minérios encontrados no Brasil?”, entre outros. Lembrar-se dessas perguntas ao recorrer ao caderno nos mostra o capricho nas anotações durante a orientação e o valor do registro para a avaliação do grupo.

%d blogueiros gostam disto: