Entropia, desordem e o sentido do tempo

Você sabe o que é entropia? Alguma vez já ouviu sobre esse termo aparentemente bem estranho? Este é o tema do último bate papo do Adote um Cientista 2016, com o professor Gilberto Prataviera, do Departamento de Administração, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP se propõe a responder.

Entropia é uma palavra de origem grega que significa mudança, transformação. O termo serviu como base de estudos de vários filósofos e cientistas como James Watt, Benjamin Thompson, Jean-Baptiste Joseph e James Prescott Joule.

Você sabe o que impulsionou os estudos acerca da entropia? No século XVIII, com o desenvolvimento das máquinas térmicas e com a Revolução Industrial muitos engenheiros tentaram desenvolver uma máquina contínua que reaproveitasse o próprio trabalho para produzir a energia que a alimentava.

A criação de um motor contínuo era o que mais almejava os engenheiros e empresários dessa época. Afinal, imagine uma máquina que não precisasse de alguém o tempo todo para alimentá-la?

Apesar de estar presente constantemente na rotina dos seres humanos seu conceito ainda não é do conhecimento de todos. Você sabe o que é temperatura? Ou como se mede a temperatura? A principal forma de medir temperatura é por meio do termômetro, invenção essa que trouxe vários benefícios para os estudos desenvolvidos nessa área, você sabe quais foram? Ou quais as ideias de Joule acerca do uso do termômetro?

Para falar sobre entropia, precisamos dar uns passos atrás e começar pela termodinâmica que é o estudo da energia e suas transformações. A termodinâmica apresenta três leis e uma dela diz que a energia sempre se conserva independente de sua transformação. Você sabe o que é a Lei Zero da Termodinâmica?

E equilíbrio térmico, você sabe o que é? Ou o que acontece quando existe esse equilíbrio? E energia cinética, o que seria?

Você sabe por que quando se coloca um alimento na panela de pressão esse alimento cozinha mais rápido? Durante a palestra o professor abordou também o conceito de calor, que está diretamente ligado à entropia. Calor é a energia que é transferida quando há uma diferença de temperatura. Quais são os nomes dados aos processos de transferência de energia?

O palestrante também discutiu o conceito de entropia de Kelvin (K) que defende que não é possível que o cíclico transforme calor de uma fonte quente totalmente em trabalho e os conceitos de Clausius, que calor não pode ser transferido espontaneamente de um corpo frio para um corpo quente. Fala também sobre o conceito da teoria da probabilidade, você sabe o que é? Para entender melhor um pouco mais sobre esse tema bem complexo e ao mesmo tempo interessante, confira o vídeo completo abaixo, dá uma olhada.

 

Texto por: Crislaine Messias

Revisão por: Caio de Oliveira

 

Este slideshow necessita de JavaScript.