Metaplasia em fumantes

Em dez encontros, ocorridos em espaços como Biotério e Casa da Ciência, ambos no Hemocentro, três orientadores[1], bacharelandos do Centro Universitário Barão de Mauá, supervisionaram oito alunos[2], no projeto “Metaplasia em fumantes”, originalmente elaborado para induzir os participantes a esclarecem questões do tipo, “O que é uma metaplasia?”, “Como ela acontece?”, “Que motivos levam o epitélio de fumantes à modificação verificada no trato respiratório dos mesmos?”, bem como, por acreditarem ser, o mesmo, integrante de uma realidade muito próxima ao cotidiano das crianças, seja via propagandas contra o tabagismo, seja via pessoas que fumam em casa e na rua, sem nos esquecermos dos descartes inadequados de “bitucas” de cigarros no meio-ambiente.

            Dentre as atividades propostas, a comparação, detalhada, de um organismo saudável em relação a outro, adoecido, com os alunos identificando as alterações e questionando, curiosamente, a “veracidade” de existirem drogas que “realmente” faziam mal ao organismo, e como esse “mal” era identificado. Tal questionamento, gerando o esclarecimento de existirem de mais de 4 mil substâncias tóxicas já identificadas, e especificando quais eram as mais tóxicas e onde agiam, como, por exemplo, a Nicotina, abundante no cigarro, responsável pela dependência química do mesmo, direcionou a identificação do próximo assunto a ser tratado, a saber, uma pesquisa sobre quais eram, nas palavras dos alunos, os “órgãos” do trato respiratório, suas funções, os locais em que as toxinas atuavam, quando tragadas, e, na sequência, se outros diferentes tipos de drogas tinham as mesmas toxinas. Uma vez que estas informações eram anotadas pelos alunos, logo surgiu o interesse de se criar um grupo no Whatsapp, para o qual foram enviados vídeos e conteúdos utilizados nas aulas.

Prosseguindo as abordagens, tratou-se, então, de conceitos sobre células e tecidos, com os orientadores esclarecendo que a célula era a menor unidade estrutural, e funcional, do ser vivo, e quais destes eram específicos do trato respiratório. A partir do 5º encontro, houve a introdução específica sobre o que é metaplasia, a saber, alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra, de outro tipo celular, e a verificação da aprendizagem através da comparação do rendimento discente em tarefas, bem como, às perguntas, como a transcrita inicialmente, realizadas durante os encontros, e a elaboração de painéis, e outros materiais, para apresentação no Mural. A utilização de um caderno de anotações, seja para consultas, seja para discussões do grupo, mostrou-se efetiva e diferencial no aproveitamento de conteúdo pelos alunos. Por sua vez, como atividade prática, foi realizado um experimento com um “pulmão de garrafa”, componentes do sistema respiratório e lâminas, os quase facilitaram o trabalho didático dos orientadores com os alunos, bem como, elevaram o interesse destes sobre o tema.

No 9º encontro, os alunos foram divididos em duplas, de acordo com as cidades em que residiam, e receberam a proposta de elegerem recortes do conteúdo trabalhado para apresentação no Pré-Mural, optando por textos, desenhos e tabelas escritas nos próprios cartazes. Concluindo o trabalho, foi realizado, em 24/11/16, no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto, a 24ª edição do Mural da Casa da Ciência, apresentando os resultados obtidos ao longo do semestre nos moldes de um congresso científico, com os alunos trocando conhecimento entre si e apresentando, para o público em geral, os trabalhos desenvolvidos, além de serem avaliados por pesquisadores convidados.

Texto de Rosemary Conceição dos Santos*

Revisão de Marisa Barbieri

 

[1] Brenda Gabriele da Silva; Nathália Sgarbosa e Thaís Athayde.

[2] Anna Carolliny V. de Souza; Daniele Garcia; Giovana Augusto Davanço; Maria Clara L. Nogueira; Mariany; Nicolly Duarte; Vitória Luciana Viante de Souza e Maria Fernanda da Silva


 

Orientadores:

  • Brenda Gabriele da Silva
  • Nathália Sgarbosa
  • Thaís Athayde

Alunos:

Ana Carolliny Victor de Souza
Daniele Garcia
Giovana Augusto Davanço
Maria Clara de Faria Nogueira
Maria Fernanda da Silva
Mariany Carvalho
Nicolly Duarte de Oliveira
Vitória Luciana Vicente de Souza

Este slideshow necessita de JavaScript.