Música, psicologia e neurociência

Na primeira palestra de junho, o programa Adote um Cientista contará com a participação de Mítia Ganade D’Acol, que ministrará a palestra intitulada “Psicologia, música e teoria: o uso de esquemas musicais e sua aplicação na música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX”. Sobre sua fala, Mítia já adiantou alguns pontos:

“Durante nossa vida sempre nos deparamos com ‘coincidências’ musicais. Por exemplo: nos deparamos frequentemente com melodias que já conhecemos, sem saber de onde ou por quê. Ou, uma destas situações em que sabemos o que irá acontecer após um estímulo musical inicial, um certo tipo de “vidência” auditiva. Nesta palestra, iremos discutir estes fenômenos a partir da teoria dos esquemas musicais, que se encontra na fronteira entre teoria musical, história e cognição. Dotados desta teoria, veremos como estas construções cognitivas, chamadas de esquemas, nos ajudam a compreender os estímulos musicais de diversos estilos, em específico o da música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX.”

 

A palestra se inicia às 14h15, no Anfiteatro Vermelho. Depois, às 15h30, os alunos se dividem em pequenos grupos de pesquisa, para mais um encontro do programa Pequeno Cientista.

Deixe uma resposta