O papel das mutações na compreensão em Genética

Orientadores:

Johnathan de Andrade Vieira,

Jéssica Ellen Barbosa de Freitas Lima

 

Alunos:

Adriely Santos Sousa

Ingrid dos Santos Moraes

Janaina da Silva

João Pedro dos Santos Gea Sanches

José Matheus Ribeiro dos Santos

Otavio Medeiros Alexandre

 

Nos encontros do Pequeno Cientista o grupo O papel das mutações na compreensão em Genética tem focado no estudo sobre mutações e genética.  Os orientadores já apresentaram aos alunos uma aula prática sobre técnicas de extração de DNA e amplificação de DNA pela técnica de PCR e identificação de mutações através da eletroforese.  Além disso, até o final do semestre estão programadas aulas computacionais, como simulador de populações para estudo de mutações, pois é possível induzir mutações em grupos de populações pelo aplicativo.

No decorrer das aulas os orientadores observaram um crescimento progressivo em relação ao comportamento dos alunos do grupo. “Hoje não há mais timidez e o grupo no WhatsApp facilitou bastante. Eles estão bem participativos, questionam bastante, estão levando notícias e anotações que visualizam na TV, internet…” diz Johnathan Vieira.

O desprendimento dos alunos tem colaborado para o alcance de alguns resultados como a uniformização dos conceitos em Genética básica e Mutação. “Aliado às aulas práticas os integrantes aprenderam como identificar mutações em amostras de DNA”.

Outros pontos já estão sendo traçados para serem consolidados até o final dos encontros. “Veremos como interpretar e elaborar um diagnóstico a partir de resultados genéticos, como cariótipos, mutações e polimorfismos por meio de RFLP-PCR, além da importância e aplicações na área médica, criminal e familiar e desmistificar conceitos errôneos acerca da Engenharia Genética e situações cotidianas”, complementa Johnathan.

De acordo com os orientadores os alunos estão assimilando bem o conteúdo, e nas discussões já usam termos científicos comuns na Genética, como coorte, amostras científicas, material genético, bases nitrogenadas, sequências gênicas, íntros, éxons, transgênicos, entre outros.

Os estudantes também se cada vez mais interessados e curiosos e as dúvidas mais frequentes são: Alimentos podem ocasionar mutações? Toda mutação gera câncer? É possível induzir mutação? DNA não consegue reparar?

 

Texto por Johnathan de Andrade Vieira e Jéssica Ellen Barbosa de Freitas Lima

Editado por Crislaine Messias

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: