O que são e quais as peculiaridades acerca das fissuras labiopalatinas?

peculiaridades (200x133) (200x133)Orientadores:

  • Marcos Roberto Tovani Palone

 

 

 

Alunos:

  • Gabriela Moreira Mansur Mesquita
  • Polyana Fiorati
  • Lizandro Francisco Santos Nascimento
  • Gabriel Vidal Marques

O doutorando Marcos Roberto Tovani Palone, cirurgião-dentista, orientou seu grupo na investigação sobre as fissuras labiopalatinas. Segundo os próprios alunos do grupo, o título do trabalho, a princípio, não foi atraente, mas, com o passar dos encontros, se tornou muito interessante. Eles fizeram sua própria “pesquisa”, chegando até a aplicar um questionário em alunos do 8º e 9º ano de suas escolas; essa análise, inclusive, foi apresentada para os colegas da Casa no Mural.

Durante os encontros foram abordados temas como os fatores etiológicos (ambientais e genéticos) envolvidos com a condição, a microbiota e sua relação com fissuras labiopalatinas, tipos de cirurgias reabilitadoras, alterações odontológicas e fonoaudiológicas dos pacientes, bem como a prevenção.

Ao longo do processo de orientação, a curiosidade dos alunos foi despertada. Eles perguntaram, em um dos encontros, se a cirurgia em pessoas mais velhas é boa ou ruim, se crianças com fissuras labiopalatinas podem ser abandonadas, se o uso de antibióticos em alguns casos é bom, o que seria o rebordo alveolar e a sequência de Robim, e também se o paciente sente dor e se pode cicatrizar chegando à idade adulta sem cirurgia na época adequada.

%d blogueiros gostam disto: