O que você sabe sobre o sexo dos camarões?

Um período de gestação de nove meses e geralmente a concepção de um único filho, essas características da reprodução humana você já deve estar familiarizado, mas quais especificidades podem existir em relação ao sistema de reprodução dos animais?

Você sabia, por exemplo, que dentre os crustáceos, os camarões especificamente podem ser muito curiosos quando se trata de sexo? Centenas de filhotes por vez, vários parceiros sexuais, reprodução constante ao longo do ano: esses são apenas alguns dos relatos presentes na palestra do Adote um Cientista da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, no dia 19 de outubro, abordados pela professora Mariana Terossi Rodrigues Mariano, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Os artrópodes são animais conhecidos, entre outras características, por “trocarem de corpo” durante o crescimento. Entre seus representantes estão as mais de quatro mil espécies de camarões viventes, que são classificadas em cinco grupos: Penaeioidea, que consiste em 8% das espécies e cujo os representantes são mais utilizados como alimento pelos seres humanos, o grupo Caridea, o maior deles, sendo 88% das espécies de camarões que conhecemos e com maior diversidade de hábitos e de reprodução, e outros três grupos com menor número de representantes e menos conhecidos do público em geral: Procarididea, Sergestoidea, Stenopodidea. Você sabia que existem representantes de camarões Caridea que vive tanto em água doce como em água salgada de acordo com a sua fase do ciclo de vida (larva ou adulto)?

Durante a palestra, a professora destacou tópicos como: diferenciação dos sexos dos camarões, maturidade sexual dos camarões no momento da reprodução; cópula; desenvolvimento embrionário larval, além de citar sistemas de acasalamento dos camarões.

A palestrante explicou aos alunos, que assim como nos seres humanos, o sexo dos camarões pode ser diferenciado entre caracteres primários e secundários, sendo caracteres primários aquele que o indivíduo apresenta desde o nascimento e os secundários aqueles adquiridos após a maturidade sexual. Quais são os caracteres sexuais primários e secundários de um camarão? Como você pode diferenciar um camarão macho de uma fêmea? Já a fecundação, diferente dos mamíferos, é externa e os espermatozóides dos carídeos são imóveis e aflagelados.

E como funciona o sistema de acasalamento dos camarões? De acordo com Mariana, no momento do acasalamento os camarões machos se comportam de formas distintas. Há camarões que apresentam o comportamento de pura procura, que consiste em procurar uma fêmea e, ao encontrar, copular com ela para depois ir embora; por outro tem o camarão com comportamento monogâmico, no qual o camarão permanece ao lado da fêmea após a cópula.

Você sabia que existe uma espécie de camarão que mudam de sexo durante o percurso da vida? E que existem camarões hermafroditas? Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o sexo dos camarões assista na íntegra a palestra abaixo.

Por: Crislaine Messias
Revisão: Caio M.C.A. de Oliveira

%d blogueiros gostam disto: