Oficina de textos: Para que serve a ciência?

Confira a produção dos alunos do Adote um Cientista para oficina de redação, após a palestra do Prof Dr Geraldo A. Passos (FMRP/USP), “Para que serve a Ciência?”.

 

 

 

 

 

A curiosidade move a ciênciaA Curiosidade move a Ciência

Nós temos a tendência de darmos um significado prático para a Ciência.

Para que vai servir isso? Descobrir o porquê dos fenômenos. A Ciência funciona na fronteira entre o conhecimento e a ignorância. A Ciência gera conhecimento que satisfaz nossa curiosidade acerca do mundo e alimenta nosso cérebro, além de contribuir com o legado para as gerações futuras.

Aluna: Ana Caroline Oliveira dos Santos e Cosma Martins de Sá

Escola: EE Jd. Paiva II de Ribeirão Preto.

 


 

digitalizar0001

 

Ciências

Nós aprendemos que Ciência é uma área muito importante para a humanidade, porque ela facilita nossa vida com novas invenções e nos ajuda a explicar mistérios do universo. Para ser um cientista precisa ser muito curioso (questionador) e sempre querer benefícios para a humanidade. A ciência também pode ter vários cargos que pesquisam coisas específicas: Biologia que mexe com os seres vivos. Astronomia que mexe com os corpos celestes, neurociência que mexe com o sistema nervoso e etc.

 

Alunos: Túlio Parra Ribeiro e Kaique Medeiros Arandes.

Escola: EMEB João Nogueira de Cravinhos

 


 

Nunca é cedo demais para fazer Ciência

Nunca é cedo demais para fazer Ciência

O cientista procura gerar conhecimento novo acerca da natureza. Também utiliza métodos científicos baseados na observação ou na experimentação e também procura aumentar o conhecimento humano por meio de pesquisas científicas. Para ser um cientista temos que ter curiosidade, estudar o que a literatura específica nos traz, saber inglês, pois, cientistas de diferentes países se comunicam verbalmente e publicam seus trabalhos em inglês.

Alunos: Alícia Braz Faria e Gabriel Oliveira.

Escola: EMEB João Nogueira de Cravinhos.