Palestra do Adote e Apresentação dos Orientadores nesta quinta!

No Adote um Cientista desta semana, a mestranda Paula Verzola-Olivio, do Laboratório de Etologia e Bioacústica (FFCLRP/USP) ministrará a palestra intitulada “Estratégias Reprodutiva e Seleção Sexual em animais não-humano”.

“A cauda do pavão é um atributo exagerado e muito custoso para a sobrevivência do macho. O pássaro caramanchão acetinado constrói ninhos elaborados. O chifre do alce é pesado e também pouco colaborativo para a sobrevivência do animal. Pássaros cantam durante certo tempo para as fêmeas de suas espécies, tendo um alto custo energético e chamando a atenção de possíveis predadores. O que todos estes atributos tem em comum? Todos eles fazem parte de displays sexuais utilizados durante a conquista de parceiros. À escolha de parceiros do sexo oposto baseada na preferência por certos atributos e à concorrência entre indivíduos do mesmo sexo por parceiros do outro sexo, Darwin chamou Seleção Sexual e considerava que na maioria das vezes as fêmeas eram o “sexo escolhedor” e os machos o “sexo escolhido”. Por isso, grande parte de caracteres utilizados para atrair o parceiro estão presentes nos machos. Os machos (ou o sexo escolhido) lançam mão de estratégias reprodutivas pra conseguir conquistar sua parceira e as fêmeas (ou o sexo seletivo) também possuem suas estratégias na hora de escolherem seus parceiros. O que veremos nesta palestra é um pequeno resumo das teorias que buscam explicam a seleção sexual e as estratégias reprodutivas em ambos os sexos. Veremos também a descrição dos sistemas de acasalamento que podem ser vistos e, assim, entender melhor os comportamentos reprodutivos adotados por diferentes grupos”, diz a palestrante.

Após o encontro do Adote, os alunos serão apresentados aos orientadores do semestre, do programa Pequeno Cientista, durante a Apresentação dos Orientadores, das 15h30 às 17hs. Os pesquisadores-orientadores contarão brevemente sobre suas propostas e planos de pesquisa e os alunos poderão escolher de qual grupo irão participar.

 

O encontro se inicia às 14h30, no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Deixe uma resposta