Pequeno Cientista

pequeno2

O “Pequeno Cientista”, proposto em 2010, foi lançado em 2012 como atividade complementar do “Adote um Cientista”, programa para alunos com idade mínima de 12 anos coordenado desde 2005 pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Dentro do modelo, alunos da rede básica de ensino desenvolvem um pequeno projeto de iniciação científica com pesquisadores da universidade.

Os trabalhos são feitos em grupos e os estudantes são orientados por graduandos e pós-graduandos (PG) da Universidade de São Paulo (USP) e do Hemocentro.

A proposta surgiu do interesse da Casa da Ciência em sistematizar resultados de iniciação na pesquisa acadêmica. Além disso, permitiu estreitar as relações com os professores nas escolas da rede básica de ensino e atendeu a um pedido dos alunos do Adote um Cientista, que desejavam desenvolver um projeto científico completo.

As orientações acontecem ao longo de 12 encontros com cerca de uma hora cada, sendo que os dois finais são dedicados à organização para apresentação de painel confeccionados para o Mural, pequeno congresso semestral realizado pela CASA para avaliação do programa.

“A proposta do Pequeno é que tanto orientandos quanto orientadores complementem sua formação por meio do programa.”