Qual a diferença entre mitose e meiose?

4911312472_d32d3b0f38_o

Fernando Rossi Trigo, biólogo formado pela USP e membro da equipe da Casa da Ciência, explicou aos alunos do “Adote um Cientista” sobre mitose meiose, que são processos de divisão celular de grande importância para todos os seres pluricelulares. 

Nas fases iniciais de formação do homem, a mitose – processo pelo qual uma célula origina duas novas células idênticas a ela – é fundamental para o crescimento e manutenção de estruturas, auxilia nos processos de cicatrização e, no caso das plantas, é responsável pela formação dos gametas.

Achou estranho um gameta ser formado por mitose? Você sabe como é o ciclo de vida das plantas?

A meiose é um processo de divisão celular em que as células têm seu número de cromossomos reduzido pela metade, além de formar unidades distintas, devido ao crossing-over. Por meio desse processo são formados os esporos das plantas e os gametas nos animais – óvulos e espermatozóides.

Fundamental para o processo evolutivo e perpetuação de um número cromossômico constante nas espécies, a meiose nos homens levam à formação de gametas com 23 cromossomos que, após a fecundação (união do gameta masculino e feminino) origina o zigoto, primeira célula do indivíduo com 46 cromossomos.