Retorno do Pequeno Cientista

Nesta quinta-feira (31) as atividades semestrais do programa Pequeno Cientista retornam. Neste dia não haverá palestra do Adote, mas os alunos terão a tarde toda dedicada aos seus grupos de pesquisa. Isso porque nesta semana o primeiro encontro com os orientadores do Pequeno será mais longo, das 14h30 às 17hs, para que as atividades do semestre comecem a todo vapor!

 

Na última semana (24), os pesquisadores-colaboradores apresentaram aos alunos seus planos de pesquisa e temas variados. Os alunos puderam, então, escolher de qual grupo irão fazer parte, definindo uma linha de investigação científica que será desenvolvida ao longo do semestre.

12310062_546287478873939_8063099973414439953_o
No Mural, os alunos apresentam seus trabalhos de investigação científica para convidados e avaliadores, nos moldes de um congresso científico (Foto: 22ª edição, realizada em novembro de 2015).

A partir do dia 7 de abril, os alunos regulares da Casa participarão de encontros semanais com uma hora e meia de duração, todas as quintas, após a palestra do Adote. No final de junho, os grupos apresentam os resultados e avanços alcançados, no 23º Mural da Casa da Ciência, a ser realizado no dia 30 de junho de 2016, marcando o encerramento do primeiro semestre.

 

Nesta edição do Pequeno Cientista, cerca de 40 pesquisadores, em sua maioria pós-graduandos, irão orientar 16 grupos trabalhando os mais variados temas. Confira os nomes dos grupos:

 

DNA, o segredo da vida;

Todo dia é dia de tentar evitar o câncer;

Aspectos macroscópicos e microscópicos das doenças hepáticas;

Do campo ao prato;

Eletromagnetismo: muito mais do que uma força;

A genética como uma modalidade olímpica;

É brincadeira ou é bullying?;

Estudando as proteínas;

Biologia das células humanas;

Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde;

Rastreamento bacteriológico em superfícies inanimadas do laboratório de pesquisa;

Desvendando os mistérios do movimento humano;

Genoma e transcriptoma humano; e

Detetives do DNA.

 

%d blogueiros gostam disto: