Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) Palestra “Gestão Ambiental e Sustentabilidade”

“Como explicar que o Brasil com sua produtividade tão alta de alimentos continue tendo pessoas passando fome?” A pergunta feita pela Prof. Dra. Sonia V. W. Borges de Oliveira durante sua palestra no Adote um Cientista revela a complexidade existente na política de desenvolvimento existente aqui e na maioria dos países.


Mas como a ciência e a tecnologia podem contribuir para a redução das desigualdades? Essa questão foi tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018. “A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País”, e no Adote um Cientista a pesquisadora Sônia abordou em sua palestra a temática do ponto de vista da “Gestão Ambiental e Sustentabilidade”.

Durante a palestra, a professora sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) tentou explicar como um gestão mais sustentável dos nosso recursos naturais se tornou algo fundamental no mundo moderno, principalmente após o crescimento populacional ocorrido a partir das revoluções industriais, que levou a um desenvolvimento desigual e uma cultura cada vez mais consumista. O desenvolvimento sustentável visa integrar a economia, a sociedade e o meio ambiente, de forma que haja um desenvolvimento conjunto: “qualidade de vida para a geração presente sem prejudicar as futuras” como amplamente divulgado, mas complementado pela professora “se possível melhorar”.

Algo abordado é que é necessário reflexão e ações tanto no âmbito macro (governo, empresas) como no micro (você e sua família). Embora as maiores contribuições na poluição e uso de recursos naturais (como a água) seja aquela feita pelos setores industrial ou do agronegócio, é o consumo doméstico (nosso) que é menos fiscalizado. Isso nos traz responsabilidade em relação à nossa contribuição com a conservação ambiental.
A apresentação da professora Sônia serviu de fundamentação também para que nossos alunos elaboracem um desenho ou texto relacionando o desenvolvimento científico com a redução das desigualdades. A publicação futura desse material será feita na seção “Espaço do Aluno” de nosso website e também divulgaremos em nossas redes sociais!

Se você quiser saber quais são os critérios para diferenciar uma atividade sustentável de uma que não seria, ou como nossos alunos sobre se “a proliferação de doenças é consequência do aquecimento global?” não deixe de assistir a palestra na íntegra no link abaixo.

Texto: Caio M.C.A de Oliveira

Revisão Ricardo Marques Couto

%d blogueiros gostam disto: