Tá osso? Conheça os mistérios do tecido ósseo

GIOVANA FARIA

Com direito a exames de raio-x, análises de lâminas de histologia e ossos sintéticos, o grupo da Suelen, da Iara e da Patrícia vai desvendar os mistérios do tecido ósseo e suas patologias.

A anatomia músculo-esquelética faz parte de todos nós e, ainda assim, quando falamos em doenças, na maioria das vezes pensamos naquelas que acometem órgãos mais “comuns”, como estômago, pulmões, coração, entre outros. Por este motivo, a linha de pesquisa do grupo Tá osso? será de extrema importância para a abordagem de patologias que acometem o tecido ósseo.

Suelen é graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda, pós-graduada em Educação Física na Saúde: Fisiopatologias e População Especial no Centro Universitário Claretiano e mestranda em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Iara é graduada em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), mestre e doutoranda em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela FMRP-USP. Patrícia é graduada em Fisioterapia pela Unaerp mestre e doutoranda em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela FMRP-USP

 

Vamos conversar um pouquinho com a Suelen para entender melhor o projeto!

Como você conheceu a Casa?

SUELEN Conheci a Casa através de outros projetos realizados por alunos aqui do Laboratório de Bioengenharia.

 

O que te motivou a escolher participar do Pequeno Cientista?

O que me motivou foi o “aprender ensinando”. Pessoalmente, sempre consegui aprender mais quando me trazem dúvidas e preciso correr atrás das respostas e aprender a passar o conteúdo para pessoas que nunca tiveram contato com o assunto, como é o caso das crianças. Isso me ajuda muito a me tornar uma docente melhor. Afinal, eu também já senti na pele o que é ter a vontade de aprender determinado assunto enquanto todos falam somente em termos técnicos e não conseguem transmitir o básico mesmo com tanto conteúdo a ensinar.

 

Como foi realizada a escolha do tema/recorte de pesquisa para as aulas?

SUELEN Como trabalhamos com patologias ósseas e tratamentos para essas patologias, pensamos em falar sobre o tecido ósseo, afinal é nosso instrumento de trabalho de todos os dias.

 

Por que você escolheu este método de ensino?

SUELEN Escolhemos porque é através dele que aprendemos aqui no Laboratório e é uma das formas que os próprios conseguem ter acesso no dia a dia escolar.

 

Você já alterou algo no método de ensino ou no conteúdo após esses primeiros encontros? Se sim, baseado em qual comportamento do aluno?

SUELEN Tentamos mudar sim, fazer rodas de debate, conversar pelo Whatsapp e e-mails devido às dúvidas e pouco tempo com os alunos, mas ainda assim acredito que não tivemos 100% de êxito em todas as partes do projeto, pois não houve retorno satisfatório por parte dos alunos (entrega das atividades propostas e retorno as mensagens).

 

O grupo da Suelen, da Iara e da Patrícia é composto pelos alunos:

  • Beatriz Guerra de Lima
  • Bianca Beatriz Silva de Oliveira
  • Kátia Letícia Beatriz Pereira
  • Kethelyn Vitória Rodrigues Duarte
  • Mariana Aparecida Torres Leite
  • Maurício Cornetti Onodi

Deixe uma resposta