Universo ou Multiverso

No Adote um Cientista do dia 31 de agosto, o professor Osame Kinouchi do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP trouxe aos alunos o tema “Universo ou Multiverso e a Teoria de Cordas”, que segundo o professor é uma discussão bem recente na área da Física, Cosmologia e Astronomia.

A palestra gerou muito entusiasmo nos alunos e na equipe da Casa, pois  tratou de um assunto bem atual, pouco abordado pelos palestrantes que já passaram pelo o Adote um Cientista, que não está presente nas aulas regulares ou nos livros didáticos.

Kinouchi iniciou com um vídeo do TED Brian Greene que fala sobre a Teoria do Universo e Multiverso – e a Teoria das Cordas. Logo após, o palestrante abriu espaço para que os alunos expusessem suas dúvidas e perguntassem curiosidades que tinha sobre o tema.

Esse momento de bate-papo foi aberto com a pergunta de uma aluna: Aluna: “Se a Teoria do Multiverso for verdadeira, todos eles vivem um mesmo espaço tempo?”.

Em seguida, outro participante levantou a questão: “professor, nós estamos em três dimensões. Se a gente tiver um planeta em uma quarta dimensão a gente não vai ver o planeta, mas vamos sentir o efeito da energia gravitacional. Seria esse a energia escura?”

Uma terceira indagação interessante e pertinente foi a de outro aluno, que questionou:

Aluno: “De acordo com a Teoria da Supercordas, se todas as partículas forem cordas em vibração como que diferencia uma partícula da outra?

O assunto despertou a curiosidade dos estudantes e o que surpreendeu foi constatar que os alunos já tinham interesse e por meio das perguntas demonstraram ter conhecimento prévio não esperados.

A colaboradora da Casa da Ciência, Lívia Cunha Pacheco deu o seu parecer sobre essa tarde de ensino: “Nos instantes finais da palestra, um dos alunos fez o seguinte comentário: “finalmente uma palestra sobre galáxia e universo.” Outro comentário de aluno: “Anotei tudo da palestra, mas fiquei com muitas dúvidas e terei que consultar minhas anotações.”

“Nenhuma pergunta desprezível.” – esse foi o comentário do Prof. Dr. Osame Kinouchi Filho, sobre as perguntas e questões levantadas pelo alunos do Adote. A “palestra” ou TED de ontem, superou todas as expectativas do pessoal da Casa.

O “feedback” dos alunos foi bem além do que era esperado, pois houve uma grande quantidade de perguntas, as quais o palestrante foi nitidamente pego de surpresa”.

Lívia complementa que o tema mostrou também que nem mesmo entre os estudiosos e pesquisadores da área existe consenso, unidade e unanimidade quando se trata de universo, multiverso, buraco negro, ao contrário, foi exposto contraditoriedade entre os conceitos. “Foi uma tarde atípica, pois este tema foi introduzido pela primeira vez em palestras do Adote, além do retorno que os alunos deram mediante um assunto tão complexo e contraditório”, conclui a colaboradora.

Quer ver como foi esse momento de muito conhecimento e curiosidades? Então confira na íntegra esta palestra clicando no link abaixo.

 

Por: Crislaine Messias, com informações da colaboradora Lívia Pacheco.

Revisado por: Caio M.C.A. de Oliveira

Um comentário em “Universo ou Multiverso

%d blogueiros gostam disto: