Violência doméstica psicológica na adolescência e depressão

O grupo Violência domestica psicológica na adolescência e depressão tem como objetivo verificar por meio de questionários qual a porcentagem de adolescentes agredidos psicologicamente em casa e têm sintomas de depressão mais forte.

Como atividade especial os alunos do grupo desenvolveram as perguntas do questionário e foram responsáveis também pela coleta dos dados. De acordo com a orientadora Monyk Brites, os resultados encontrados serão apresentados no Mural da Casa da Ciência.

Sobre o grupo….

Em relação ao comportamento dos alunos, a orientadora explica que encontrou quatro personalidades diferentes no grupo. “No grupo temos 4 tipos de personalidades diferentes: a) aquele que quer nada; b) quem tem sintomas de depressão; c) quem é esforçada e d) quem é mais adulto, porém com pouco esforço”. Monyk complementa que pode observar também uma mudança significativa em uma das integrantes. “Houve uma mudança em uma das integrantes. Ela apresentou estar mais confiante, e encontrou uma saída para os problemas que enfrenta em casa”, diz a orientadora.

Já sobre a absorção do conteúdo visto durante os 10 encontros, a orientadora percebeu que o grupo assimilou bem, pois “as próprias alunas trazem para os encontros; como filmes que relatam o tema, ou assuntos que na escola as amigas comentam, etc…”. Logo, Monyk afirma que os alunos não apresentaram mais dúvidas sobre o tema abordado.

Orientadora:

Monyk Brites Alves Cardoso

Alunos:

Bianca Victoria Firmiano Alves

Gabriela Aparecida Barbosa

Iago da Silva Pinheiro

Isadora Moreira Corrêa

Maria Fernanda da Silva

Maria Gabriela O. Fernandes

 

Texto por Monyk Brites Alves Cardoso

Revisão por Crislaine Messias

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: