Você alimenta o câncer?

Orientadores:

Graziella Ribeiro de Souza

Keteryne Rodrigues da Silva

Taciani de Almeida Magalhães

Silvia Aparecida Teixeira

 

Alunos:

Amanda Ambrosio F. da Silva

Ana Caroline Oliveira dos Santos

Beatriz Calôra Espírito

Gabriel Leandro da Costa dos Rios

Laisa Baliza Lopes

Leielly Peracini Victorino

Leonardo Vinicius de Souza Pereira

Luiza Telles Vieira

Maryêva Moreira Mansur Mesquita

Melina Furlani Daia M. Correia


O tema do grupo Você alimenta o câncer? é associar os maus hábitos alimentares com o surgimento do câncer. O objetivo dos orientadores é buscar formas de despertar o interesse dos alunos pelas pesquisas científicas, conceituar e compreender o câncer e seus mecanismos, introduzir o conceito de DNA e seus mecanismos, compreender a relação da alimentação e o desenvolvimento do câncer.

Entre as metas traçadas estão também “promover o trabalho científico de pesquisa na área de Genética, reconhecer a necessidade de divulgar o conhecimento adquirido à comunidade e propor atividades de ensino que valorize a compreensão e o raciocínio crítico do aluno”, acrescenta os orientadores.

Como atividade especial os alunos visitaram o Hospital das Clínicas- FMRP- USP, especificamente, o Laboratório de Pediatria e Puericultura, e puderam ter contato com o espaço laboratorial e com os equipamentos presentes no local. Os estudantes também tiveram a oportunidade de observar sob microscopia linhagens celulares tumorais em cultura e lâminas contendo cromossomos humano, nesse mesmo dia, foi realizada uma dinâmica com o nome “Simulando mutações em no câncer”.

Outra atividade programada é o “Experimento da Cebola” que possui a finalidade de avaliar possíveis danos no DNA causados pela exposição da cebola ao agrotóxico. Os alunos também fizeram uma visita ao GAAC (Grupo de Assistência a Crianças com Câncer), uma organização não governamental, de caráter assistencial e beneficente que visa combater e tratar o câncer infanto-juvenil, assim como, algumas doenças hematológicas.

Como resultados alcançados destacam-se a melhor compreensão do que é o Câncer e quais suas principais características, além do entendimento do que é a molécula de DNA, e como ocorrem as mutações nesta molécula e suas consequências para favorecer o aparecimento de tumores. “Observamos que eles conseguiram compreender bem que determinados componentes presentes nos alimentos se comportam como causadores de mutações e atualmente com o experimento da cebola, estamos aos poucos conseguindo que eles pensem cientificamente e consigam criar uma hipótese e possíveis resultados a serem encontrados em cebolas ‘normais’ e cebolas em ‘agrotóxico’”.

 

Sobre o grupo…

 

Em relação ao comportamento dos alunos, assim como nos demais grupos, os orientadores identificaram que os estudantes chegaram muito tímidos, porém a partir do 6° encontro, principalmente, o grupo passou a participar mais das aulas.
Os orientadores explicaram que no 6° encontro promoveram o piquenique “Você é o que você come”. A atividade contou com várias perguntas de assuntos abordados nos encontros anteriores, a exemplo as questões: “Como ocorrem as mutações no DNA?” ou ” Como faz para virar uma proteína?”. A ação serviu para os orientadores confirmarem que os alunos estão absorvendo os conteúdos expostos em aula, já que souberam as respostas.

Mesmo respondendo as questões e participando mais das aulas, os orientadores perceberam que os alunos tiveram dúvidas para entender como ocorrem as mutações em nível do DNA, sobre os cromossomos.

 

 

Texto por: Graziella Ribeiro de Souza, Keteryne Rodrigues da Silva, Taciani de Almeida Magalhães e Silvia Aparecida Teixeira

 

Revisão por Crislaine Messias

Este slideshow necessita de JavaScript.