23º Mural da Casa da Ciência acontece nesta quinta

Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, a partir das 14h30, acontece a 23ª edição do Mural da Casa da Ciência. O tradicional evento que ocorre nos finais de semestre marca o encerramento das atividades dos grupos de investigação científica do programa Pequeno Cientista, antes do recesso escolar de julho.

Durante o Mural, os alunos expõem os trabalhos que desenvolveram ao longo dos últimos três meses, sob orientação de pesquisadores, pós-graduandos e professores, focados em temas atuais da Ciência e em contato direto com os “fazedores” do conhecimento científico.

O Pequeno estimula a aproximação entre os alunos da rede básica de ensino e a pesquisa e fomenta a alfabetização científica dos participantes. Pesquisadores-orientadores também destacam os benefícios do programa para sua formação, sendo desafiados semanalmente a trabalhar com conceitos básicos e complexos, se defrontando com reflexões e duvidas trazidas pelos próprios alunos, e antecipando uma atividade comum na carreira acadêmica, a orientação.

O Mural segue os moldes de um congresso científico, no qual os alunos são convidados a expor pôsteres, cartazes, demonstrações e modelos que produziram ao longo do semestre e a apresentar seus trabalhos para professores, pais, pesquisadores convidados e outros alunos. O evento conta, também, com a presença de pesquisadores-avaliadores, especialistas que submetem os grupos a avaliações direcionadas, levantando as qualidades do trabalho, os avanços obtidos e as dúvidas que podem ter ficado ainda sem resposta.

O evento, que já virou tradição da Casa da Ciência, fecha com chave de ouro o semestre, e é uma ótima oportunidade para quem ainda não conhece de perto o projeto. Aberto ao público, ocorrerá das 14h30 às 17hs no toldo azul, ao lado do Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto.

 

13548887_1049251105111137_998557353_o

%d blogueiros gostam disto: