A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los. O programa segue uma linha educacional que conta com apoio de pesquisadores e pós-graduandos da Universidade de São Paulo (USP) e do Hemocentro. A Casa da Ciência teve início em 2001 como parte do programa educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Coordenado pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, o programa foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC – FFCLRP/USP (entre 1981-2000), que trabalhava diretamente com professores e alunos das escolas básicas. Localizada no Hemocentro de Ribeirão Preto, no campus da USP, a Casa da Ciência agrega o PIPOC (Ponto de Informação, Pesquisa e Organização em Ciências) – local de armazenamento dos registros realizados durante os programas que coordena – e o MuLEC (Museu e Laboratório de Ensino de Ciências), situado no campus universitário da USP. A Casa da Ciência se compromete com a divulgação de suas atividades e dos resultados alcançados, esses materiais são produzidos com base nas atividades desenvolvidas entre alunos, professores e pós-graduandos.

O projeto educacional “As Células, o Genoma e Você” está ligado ao CTC (Hemocentro de Ribeirão Preto), um dos Cepid, financiado pela FAPESP. O projeto foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC, Laboratório de Ensino de Ciências, (entre 1981-2000). Trabalhava diretamente com professores em exercícios nas Escolas Básicas e seus alunos.

No Hemocentro, é possível acompanhar e documentar a interação entre professores e alunos nas atividades semanais das quais participam juntos. Professores e alunos, em grupos, realizam atividades programadas e orientadas pelos pesquisadores do Hemocentro e do Campus da USP Ribeirão Preto.

Para o bom andamento do projeto, foi instalada a Casa da Ciência, em que a equipe passou a apoiar adicionalmente atividades nos grupos de estudo e nas suas escolas. Com o Projeto educacional do CTC, tem sido possível aprofundar as relações entre pesquisadores e professores em caráter experimental, com base na experiência do LEC.

A equipe da Casa da Ciência coordena e acompanha o processo. Tornou-se rotina o registro e análise dos dados produzidos pelos grupos de estudo. Com o site Casa da Ciência, inicia-se uma comunicação externa dos resultados do projeto. A expectativa é que o conteúdo do site leve à participação de professores e alunos — conhecidos e novos —, que se tornam produtores e autores do material do site. A equipe, juntamente com pesquisadores, professores interessados e colaboradores, está trabalhando para compor o corpo editorial desta ousada iniciativa do site como meio de divulgação e construção da memória de um projeto de formação permanente de professores.

Coordenação

Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri

Assessor Administrativo

Vinícius Moreno Godoi

Bolsistas

Roberto Sanchez

Colaboradores

Eduardo Vidal

 

Nosso Endereço:

Rua Tenente Catão Roxo, 2501 – Monte Alegre – Ribeirão Preto/SP.

Telefone: (16) 2101-9308

E-mail: contato@casadaciencia.com.br

Adote um Cientista

O “Adote um Cientista” tem sido um dos destaques da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. Esse programa (lançado em 2005) é um desdobramento das atividades promovidas durante o  curso de especialização oferecido pela Casa da Ciência em conjunto com o Centro de Terapia Celular (CTC – FAPESP) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP).

Esta iniciativa veio atender a procura por uma atualização de conhecimentos para alunos dos ensinos fundamental e médio gerada pelo programa “Caça Talentos”.

Desde 2012, pesquisadores dão palestras apresentando temas na fronteira da ciência, que não estão nas escolas e ou livros didáticos, geralmente de sua própria pesquisa.

pequeno cientista

O “Pequeno Cientista” é a versão “mão na massa” do Adote um Cientista e foi lançado em 2012. Os alunos têm a oportunidade de interagir com pesquisadores (pós-graduandos, docentes USP, pesquisadores do CTC) na produção e divulgação de conhecimento científico.

Os alunos são orientados por pesquisadores e desenvolvem projetos de pequena escala para responder questões sobre os tópicos escolhidos, que são depois apresentados aos colegas no MURAL.

adote online

Com o Programa Adote ONLINE, a Casa da Ciência trouxe o melhor do ADOTE UM CIENTISTA em formato digital.

Estas aulas online seguem o mesmo padrão das aulas presenciais, só que utilizando-se de vídeos curtos, ministrados pelos pesquisadores de diferentes instituições (USP-Ribeirão Preto, Unesp-Jaboticabal, Hemocentro de Ribeirão Preto, UFTM, entre outros).

Ao final de cada vídeo, os alunos são convidados a realizar um pequeno exercício. Toda quinta-feira, uma live é transmitida no YouTube da Casa da Ciência para discutir os tópicos abordados.

MuLEC - Museu e Laboratório de Ensino de Ciências

mulecO projeto de consolidação do MuLEC, submetido à apreciação de Vitae procura relatar evidências do trabalho desenvolvido desde 2000 pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. De certa forma, procura caracterizar o funcionamento do MuLEC e justificar a importância de ampliar e dar continuidade a uma trajetória iniciada pelo LEC – Laboratório de Ensino de Ciências – FFCLRP – USP (1981 – 2000).

A possibilidade de existir um espaço permanente e apropriado para exposições, com endereço no Campus da USP, aberto à visita de escolas de ensino básico, vem de encontro a uma anti,ga aspiração de pessoas envolvidas com produção e ensino das Ciências. As atividades com graduandos desenvolvidas pelo LEC, os projetos financiados, avaliações e divulgações decorrentes, acrescidas das realizadas com professores e seus alunos pela Casa da Ciência, criaram expectativas, que somadas à iniciativas isoladas, não menos importantes, levaram à proposta do MuLEC. Através do projeto, em anexo, apresentado e aprovado no CORP – Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto, houve concessão de uma casa à rua Clóvis Vieira, nº 27. Este local deve facilitar a relação entre as unidades do Campus, com ampliação e diversificação de temas, atividades, produção de materiais e conseqüentes exposições abertas à visitações.

A referência principal dos programas é a trajetória do LEC, que articulada com setores de pesquisa, adquiriu credibilidade e reconhecimento comprovados pelas avaliações de participantes e financiadores das atividades com professores e seus alunos (talvez avaliações Fapesp). Com a Casa da Ciência, a proposta do LEC alcançado escolas públicas e privadas.

Para visitas programadas é prevista organização de exposições e atividades interativas, com apresentações literárias, dramatizações, exposições de desenhos, no início relacionadas à ciência. Visitas à exposições, de forma improvisada, já são realizadas no Hemocentro, nas escolas e em eventos para os quais há solicitações. A proposta de trabalhar com programas extraclasse de apoio ao ensino, especialmente em iniciação científica (atualmente pouco freqüentes em escolas fundamentais e médias) tem a finalidade de apoiar as exposições no Hemocentro e no MuLEC.

Nos 25 anos de programas com as escolas, tanto no LEC como na Casa da Ciência, foi possível constatar condições mínimas necessárias para desencadear e manter um processo que leve à produção de material para apresentações e exposições. Entre as condições, pode se afirmar que a parceria com os pesquisadores é essencial, na medida em que pessoalmente assessorem e participem, junto com a equipe coordenadora do programa educacional, do processo de produção do conhecimento. Atividades em grupo, com registro, são também condições que facilitam a comunicação e aceleram a aprendizagem. Consultas aos registros, arquivos e à bibliografia permitem organizar dados para apresentações rotineiras de resultados. Instituir sistema permanente de avaliações (condição rara nas escolas) para divulgação dos resultados, permite selecionar trabalhos para as exposições. Estas condições tem sido fundamentais para a organização e montagem de exposições, considerados os temas.

Nos últimos quatro anos, com o apoio da FAPESP, a equipe da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promoveu uma interação sólida entre pesquisadores do CTC e professores da rede de ensino básico, programou, coordenou e avaliou atividades desenvolvidas neste projeto, ao mesmo tempo em que se empenhou na análise e organização do acervo do LEC, especialmente pastas-relatório, com o objetivo de disponibilizá-lo para consulta. Parte do material já se encontra informatizado – 181 pastas equivalentes ao período de 1968-2000 – e deve ser exposto para consulta.

O MuLEC, localizado na rua Clóvis Vieira nº 27 – Campus da USP/RP, será aberto ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas, com exposições permanentes de materiais resultantes das atividades desenvolvidas no LEC e no CTC, bem como aqueles fornecidos por colaboradores do MuLEC, os quais têm participado das atividades desde o LEC na Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto/USP.