Duas palestras no próximo encontro do Adote!

Nesta semana, o Adote um Cientista trará duas palestras aos alunos do programa.

Na primeira, o Prof. Dr. Fábio Carmona falará sobre o uso das plantas na elaboração de novos medicamentos.

As plantas têm sido usadas como medicamentos desde os primórdios da humanidade, e até hoje cerca de 80% da população mundial faz uso de plantas medicinais na atenção à saúde. Muitos dos medicamentos industrializados que usamos hoje têm sua origem nas plantas, como, por exemplo, a aspirina. Entretanto, diversas doenças que hoje acometem a saúde humana ainda não possuem um tratamento totalmente eficaz ou isento de efeitos colaterais. Por isto nosso grupo investiga plantas medicinais tradicionalmente usadas pelas populações brasileiras e seu potencial para o tratamento de doenças humanas“, conta ele.

Logo em seguida, os alunos terão a chance de conversar com o Prof. Dr. Guilherme Lucas, que, assim como o Prof. Dr. Carmona, também é da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP).

O tema da segunda palestra será a dor. “A dor física é uma experiência sensorial e emocional vital para a sobrevivência dos mamíferos. Embora seja uma sensação desagradável e às vezes insuportável, ela tem um papel importantíssimo de nos alertar sobre algo de errado que está acontecendo ou pode vir a acontecer com o nosso corpo. Assim, a dor nos protege de situações que danificam nossa saúde e para cumprir o seu papel fisiológico, a dor precisa ocorrer de forma rápida e intensa. Caso a dor se torne persistente, ela pode modificar o sistema nervoso e se tornar uma doença muitas vezes difícil de curar. Vamos conversar sobre alguns dos mecanismos que geram e transmitem os diferentes tipos de dor, porque ela é percebida de forma diferente pelas pessoas, e também qual a influência da idade e das emoções na percepção da dor.”

 

Não perca, nesta quinta (10), a partir das 14h30 no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto.

 

 

%d blogueiros gostam disto: