Encontros do Adote retornam no dia 3 de março

Os principais programas presenciais da Casa da Ciência retomam suas atividades a partir de 3 de março, no Hemocentro de Ribeirão Preto. Neste dia, ocorre a abertura das atividades do semestre, com o primeiro encontro do programa Adote um Cientista.

Primeiro mês de Adote será movimentado
No dia 3 de março, a abertura fica ao encargo da Profa. Dra. Marisa Barbieri, coordenadora da Casa da Ciência, que dará as boas-vindas aos alunos, apresentando as principais propostas e os programas da Casa.
Em seguida, neste mesmo dia, a primeira palestra do Adote um Cientista de 2016 será ministrada pra Profa. Dra. Tiana Kohlsdorf, docente da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Em acordo com a linha de pesquisa que desenvolve, a fala da professora trará o que há de mais atual em pesquisas de Evolução.

Na semana seguinte, no dia 10, a tarde será marcada por duas palestras na área da saúde. O Prof. Dr. Fábio Carmona e o Prof. Dr. Guilherme Lucas, docentes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), falarão sobre o desenvolvimento de novos medicamentos a partir de plantas medicinais e sobre a neurociência por trás da dor, respectivamente
Já no encontro de 17 de março, o neurocientista e pesquisador-parceiro da Casa, Dr. Cleiton Lopes Aguiar, ministrará uma palestra especial em comemoração à 5ª Semana Nacional do Cérebro, parte da Brain Awareness Week 2016, um evento internacional de divulgação dos avanços e benefícios do estudo do cérebro. Nesta mesma tarde, a equipe da Casa também preparou uma oficina de produção de texto, visando preparar e estimular a escrita.
Já no dia 24, a mestranda Paula Verzola, do Laboratório de Etologia e Bioacústica, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP-USP), trará aos alunos estudos sobre vocalização e sobre o comportamento sexual de alguns animais.

11224663_492665984236089_3438791402367298159_oPequeno Cientista também está de volta!
Ainda no dia 24 de março, os alunos da Casa terão a chance de conhecer e escolher seus orientadores do programa Pequeno Cientista. Neste dia, os pesquisadores-orientadores irão apresentar suas propostas e seus projetos de investigação, e os alunos poderão escolher aquele projeto que mais interessar.
Na semana seguinte, no dia 31 de março, os grupos de investigação científica do Pequeno terão sua primeira reunião. Neste dia, não haverá palestra do Adote, mas um encontro do Pequeno durante toda a tarde. Será uma chance para o aluno conhecer e se familiarizar com seus orientadores e também com o projeto que irão desenvolver durante todo o semestre.

Os encontros do Adote e do Pequeno acontecem todas as quintas-feiras, das 14h30 às 17hs, no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto. Os alunos a partir dos 12 anos de idade que quiserem conhecer a Casa e participar dos programas, devem chegar no primeiro dia às 14h15 para preencher a ficha de cadastro.

%d blogueiros gostam disto: