Mundo Celular

GIOVANA FARIA

O mundo celular pode ser muito mais interessante do que imaginamos, e é isso que a Aline e o Guilherme irão passar aos alunos no projeto deste semestre. Conversamos com eles para saber um pouco mais como está sendo esta experiência.

Pela Universidade de Uberlândia (UFU), Aline é graduada em Biotecnologia, possui mestrado em Genética e Bioquímica e doutorado também em genética pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é pós-doutoranda na Universidade de São Paulo (USP).

Guilherme é graduado em Medicina pela Kursk State Medical University (KSMU), e, atualmente, é mestrando em Oncologia Clínica, Células Tronco e Terapia Celular pela Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP).


Como você conheceu a Casa?

ALINE Conheci através de um post na internet. Em seguida comecei a trabalhar no laboratório que divide o espaço com a Casa.

O que te motivou a escolher participar do Pequeno Cientista?

ALINE O que me motivou foi a possibilidade de ensinar e compartilhar o conhecimento com as crianças. Além da possibilidade de aprender com elas.

Como foi realizada a escolha do tema/recorte de pesquisa para as aulas?

ALINE Escolhemos o tema baseado na importância que ele tem no ensino. Assim, buscamos fazer, a partir de uma escala macroscópica, a estrutura celular para que os alunos possam ter uma melhor compreensão do tema.

Por que você escolheu este método de ensino?

ALINE Para que os alunos conseguissem abstrair melhor o tema e fixar o aprendizado a partir da confecção das estruturas celulares em escala macroscópica.

Você já alterou algo no método de ensino ou no conteúdo após esses primeiros encontros? Se sim, baseado em qual comportamento do aluno?

ALINE Sim, adicionamos alguns tópicos a mais sobre genética, tendo em vista o interesse que os alunos despertaram, a partir da primeira aula, sobre a função do DNA

O grupo da Aline e do Guilherme é composto pelos alunos:

  • Beatriz Pereira Lopes 
  • Bruno Gonçalves da Silva
  • Hinata Gabriela Wada de Medici 
  • Jheffery Marcari Ferraz
  • João Manuel Cruz
  • Rafaella Scarabelli Fernandes

Deixe uma resposta