O caminho que o alimento percorre

O objetivo do projeto “Do campo ao prato”, foi estudar quais caminhos o alimento percorre até chegar no prato e os diferentes fatores que interferem. Temos o caminho que o alimento não passa pela indústria, chamados in natura, os minimamente processados e por último os que passam pela indústria, os ultra processados.

Dentro de cada um desses caminhos temos diversos fatores que influenciam o alimento até chegar ao prato: tipo de cultivo, plantação orgânica ou convencional e uso de agrotóxico.

Cada um deles vai influenciar de diferentes formas o caminho do alimento por exemplo: crenças religiosas, sabor, cor, cheiro, entre outros. Há também a questão da industrialização e marketing.

Como esses processos influenciam no caminho do alimento? Por exemplo quanto às políticas públicas, o poder das indústrias frente às grandes plantações e o domínio da mídia, com propagandas em busca do lucro. Por outro lado, temos a durabilidade dos produtos e da produção em grande quantidade. Podemos aprender muito com esse tema, pois o alimento está no nosso dia-a-dia e às vezes não sabemos  o caminho que ele percorre.

Texto e ilustração: Graziela de Souza Jayne e Tainá Bras F.

graziela-de-souza-jayne-e-taina-bras-f