Reavivando os espaços e coleções didático-científicas do MuLEC

O MuLEC (Museu do Laboratório de Ensino de Ciências) é um espaço da Casa da Ciência que foi instalado em 2003 com a finalidade de desenvolver atividades experimentais e de observações, ampliando os programas da Casa da Ciência e aproveitando o ambiente propiciado pelo campus da USP-RP. Além disso, esse espaço funciona como uma continuidade da história de 20 anos do LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) da FFCRL-USP.  Para atender ao propósito de preservar e divulgar os programas da Casa da Ciência, o MuLEC funciona também como um espaço aberto de exposições, reuniões, cursos e eventos educacionais.

A realização dessas atividades bem como manutenção de materiais expostos exige a contribuição de especialistas que planejam, executam e avaliam a importância que tem e as alterações prováveis. Assim, ao longo dos últimos 15 anos diversas atividades anuais como as relacionadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (desde 2004), Férias com Ciências e as dos programas Adote um Cientista e Pequeno Cientista ocorreram nesse espaço de ensino e divulgação da ciência (explore nosso site para conhece-los!), o que só foi possível com a participação de pesquisadores da USP-RP e membros da equipe da Casa da Ciência.

Ainda importante notar que por meio de toda produção de materiais, exposições abertas à visitações, e das demais atividades citadas anteriormente, diversos segmentos da sociedade já se beneficiaram da estrutura do MuLEC existente, desde alunos, pais de alunos e professores de escolas de ensino básico (principalmente de Ribeirão Preto e região), bem como graduandos, pós-graduandos, funcionários e docentes de diferentes faculdades da USP-RP. Assim, o alcance de todos esses projetos faz do espaço uma iniciativa relevante à popularização da ciência, alfabetização cientifica e extensão universitária.

Localizado na rua Clóvis Vieira nº 27 do campus da USP-RP (Figura 1), o MuLEC passa agora por uma renovação, com o objetivo de reorganizar o espaço e o acervo do museu, para que a continuidade de sua história de atividades continue. Com esse propósito a equipe da Casa da Ciência têm passado as tardes de terças-feiras e quartas-feiras realizando essa retomada desde fevereiro desse ano (2017), o que envolveu primeiramente a triagem de dois cômodos abarrotados com materiais didáticos e biológicos, separando-se aquilo que ainda poderia ser utilizado e restaurado do que haveria de ser descartado depois de tanto tempo de existência e uso (Figura 2A). E posteriormente envolveu a reorganização de todo o material nesses cômodos, com a finalidade de facilitar seu acesso e uso. Dessa forma, houve uma reestruturação desses ambientes, que agora acomodam as coleções didáticas de atividades científicas, coleções biológicas como a de animais invertebrados marinhos, animais vertebrados, coleção entomológica, coleção geológica, coleção paleontológica, reagentes e vidrarias para experimentos, coleção de instrumentos de medições matemáticas, etc. (Figura 2B-E).

Figura 1: Fachada do prédio em que o MuLEC esta estruturado desde 2003.

 

Figura 2: Reavivando espaços e acervo: A) Foi necessário uma caçamba para descartar grande parte do material que não era mais utilizável; B) Quarto destinado a armazenar jogos didáticos e matérias de uso em atividades após reestruturação; C) Coleção entomológica e microscópio reorganizados e limpos; D) Armários contendo reagentes e vidraria de laboratório; E) Coleções com material biológico (animais, sementes, carpoteca, fósseis etc.) e coleção de rochas.

 

O esforço do Dr. Ricardo Couto e do Ms. Caio M.C.A. de Oliveira, sob coordenação da Prof. Marisa Barbieri e auxílio da estudante de biologia Barbara Benati e do Ms. Fernando Trigo, tem valido a pena uma vez que o resgate desses materiais é uma forma de valorizar a história desse espaço e acervo integrante. Hoje, com o balanço de todo o material que existe a disposição oriundos de atividades passadas da Casa da Ciência, novas exposições e atividades estão sendo elaboradas para que o MuLEC continue sendo um espaço de formação, ensino e divulgação científica. Maiores detalhes sobre o acervo, espaço e projetos em desenvolvimento serão divulgados nesse novo espaço do site da Casa da Ciência “MuLEC em Foco”. Assim, você poderá acompanhar o que tem sido feito nos bastidores do museu, resgatando a história de olho no futuro, bem como se informar sobre diversos conteúdos relacionados a ciência e futuros eventos dos mais diversos que ocorrerão lá. Fique ligado!

 

Texto: Caio M.C.A. de Oliveira

Revisão: Ricardo Couto e Marisa Barbieri