A VERDADE QUE PODE SER MENTIRA

A verdade é algo que pode mudar a qualquer momento, o que é verdade hoje pode não ser amanhã. Um exemplo disso é a previsão do tempo, a meteorologista disse que vai chover hoje, e se você acredita nessa afirmação, ela é sua verdade, mas se não chover hoje, a sua verdade passou a ser uma mentira.

Podemos usar a idade média como exemplo, se chovesse ou houvesse um terremoto, era coisa de Deus, essa era a verdade daquela época, hoje nossa verdade é outra.

Quando crianças e olhamos as nuvens pensamos que são feitas de algodão doce, ou simplesmente algodão, que são levinhas, fofinhas e usaríamos como travesseiros, mas não é assim, quando descobrimos que elas são formadas por gotículas de água, e que são pesadas a verdade muda.

Com a chuva acontece o ciclo da água, que por culpa do homem pode levar a tremores. O homem ao tirar a água do subsolo alterou a pressão hidrostática do lugar, o que leva aos tão temidos tremores. Mas os tremores, ou terremotos, podem acontecer sem a interferência do homem, e acontece quando as placas tectônicas ao se movimentarem de forma natural acabam se encontrando, ou se afastando, acabam liberando energia; se as placas se separam o magma sobe e se acontecer de isso ocorrer no mar, o magma se solidifica a é acaba gerando cadeias de montanhas embaixo do mar.

No fim essa é a verdade que conhecemos, mas pode ser que no futuro ela esteja errada, e essa verdade será conhecida como uma verdade errada, ou uma verdade que fez com que o cientista procurasse a verdadeira verdade. Ou ela pode ser simplesmente uma verdade que nunca irá mudar, pois ela desde o início era certa.

Railene Da Silva De Brito – EMEF Prof.ª Arlinda Rosa Negri – 9º ano

Publicações Relacionadas

Comentários