Espaço do aluno - Alunos de iniciação científica apresentam seus trabalhos

Alunos de iniciação científica apresentam seus trabalhos

Alunos de iniciação científica apresentaram seus trabalhos na abertura do Adote um Cientista. Graciella Favoretto apresentou sobre o tema microcefalia, com orientação da Profa. Dra. Heloisa Bettiol e o Doutorando Paulo Ricardo H. Rocha, do Departamento de Puericultura e Pediatra FMRP/USP, coordenado pelo Prof. Dr. Marco Barbieri (FMRP/USP)  Os alunos Douglas S. Barbosa, Olavo Caetano Inácio, Ana Luiza Bertoloti, Maria Eduarda Jurado e Luan Bertoloti, estão estudando o tema “Explorando o sistema nervoso”, orientados pelo Prof. Dr. Dr. Guilherme Lucas(FMRP/USP).

Veja abaixo textos produzidos textos na oficina de redação após a apresentação dos projetos.


Microcefalia na gravidez

Iremos falar sobre uma doença “microcefalia”. Esse nome vem de cabeça pequena, essa doença pode ser causada pelo mosquito. Quando a mulher é picada e ela está grávida, há um grande risco de a criança nascer com essa doença e para aumentar o risco, se a mãe fumar na gravidez, a criança corre um risco maior.

Alunos: Gabrielle Lorena Messias, Maryeva Moreira Mansur Mesquira.

Escola: Roberto Brayn de Luiz Antônio.


Tabaco e suas consequências na gravidez

Microcefalia é uma má formação na caixa craniana. As possibilidades de uma gestante que fuma durante o período da gravidez, ou até mesmo antes, são maiores do que uma gestante que não fuma e que nunca fumou. Mas não é só porque a gestante não é fumante que isso vai assegurá-la que o bebê não irá portar o tipo de doença.

Alunos: Alice e Jonathan

Escola: EE Jardim Paiva II de Ribeirão Preto


O que é dor?

A dor é um “paradoxo”, um estímulo, uma defesa do organismo. Pode ser boa ou ruim. Os testes feitos em camundongos são mais difíceis, pois não dá pra saber o tamanho da dor e onde ela está. Já com os humanos é mais fácil, pois eles podem dizer onde é a dor, ou se ela é mais forte ou fraca em uma escala de 0 a 10. A dor pode ser aversiva que é igual ao estresse e a dor não aversiva quer dizer calma.

Alunos: Mariany Ap. Buccii Barissa e Laura Cairo de Sousa.

Escola: EMEB João Nogueira de Cravinhos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp