Mais de 60 alunos passaram pelas atividades da quarta edição do “Férias com Ciência”, realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho pela Casa da Ciência. Com orientação da equipe, os jovens realizaram atividades teóricas e práticas, com bancadas de experimentos e atividades de campo. Os temas “Botânica e Ecologia” foram escolhidos pela importância das plantas, seja no âmbito das espécies, das interações que estabelecem com outros seres vivos, a posição que ocupam nas teias alimentares e sua relevância evolutiva e, portanto, para o homem.
Ao longo do desenvolvimento dos programas que coordena, a Casa da Ciência tem notado que os jovens manifestam pouco interesse em estudar as plantas como seres vivos que são, por isso, a equipe procurou mostrar que elas oferecem facilidade para observação e compreensão de suas várias formas de adaptação. Para a elaboração do programa foi considerada também a vegetação encontrada no campus da USP de Ribeirão Preto, que é constituído de farto e diversificado material para atividades relacionadas aos estudos de botânica.
A programação do evento foi estruturada na proposta de relacionar o “universo” micro e macro das plantas, criando pontes entre as estruturas microscópicas e as funções macroscópicas realizadas. Compreender como grandes processos fisiológicos dependem de microestruturas, derivadas de especialização celular, foi um desafio que iniciou no trabalho de campo e na observação, passando para outras escalas de análise, até alcançar milímetros e micrômetros.
Confira o vídeo com algumas imagens das atividades:
Epiderme e ambiente
O primeiro dia de atividade, 24, foi focado em epiderme das plantas e ambiente. Inicialmente, os alunos observaram fotos, realizadas em 2008 pela equipe da Casa da Ciência, de exemplares encontrados no jardim do Hemocentro de Ribeirão Preto. Acompanhadas de diversas perguntas sobre as diferentes estruturas das plantas – raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes –, os alunos foram levados a associá-las com a função e interações que desempenham.
Foram exploradas também questões sobre as diferentes variáveis que estão diretamente e indiretamente associadas à configuração do clima de determinada região do globo. Além disso, os alunos acompanharam a exibição e discussão de gráficos e tabelas de temperaturas médias, pluviometria e sazonalidade de Ribeirão Preto. Com recorte nesta região, questionou-se a existência ou não de quatro estações – primavera, verão, outono e inverno – em regiões tropicais e chegou-se ao consenso de que nestas áreas, predominam apenas duas estações: quente e úmida/fria e seca.
Partindo deste ponto, os jovens seguiram para uma atividade de campo para observação e coleta de estruturas vegetais especializadas e encontradas na atual estação do ano – fria e seca. Em uma caminhada de 20 minutos pelo campus, os alunos coletaram diversos materiais com foco na epiderme vegetal e discutiram as especializações encontradas, como estômatos, pigmentos florais, cutícula e estruturas de revestimento. “Saímos pelo campus para coletar exemplos de epiderme que apresentava características distintas mostrando a adaptação que cada espécie apresenta, permitindo assim estabelecermos uma relação entre planta e ambiente de origem”, explica o aluno Gabriel Servilha Menezes. Para ele, as atividades do “Férias com Ciência” ajudaram a compreender como as espécies que florescem e dão frutos nas épocas certas foram selecionadas, pois têm muito mais chances de prosperar.
Para finalização, os alunos foram divididos em grupos e participaram de uma oficina de história em quadrinhos baseada nos conceitos abordados nas atividades e conceitos tratados no dia. Cada aluno iniciava sua história e depois de dois minutos passava para o próximo dar continuidade, construindo uma história em seis quadros.