Ciência nas férias: alunos se divertem durante atividade da Casa da Ciência

Evento trouxe atividades teóricas e práticas durante as férias

As férias foram movimentadas para os 70 jovens curiosos que registraram cada observação feita durante as atividades da 5ª edição do Férias com Ciência. O evento aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de janeiro no MuLEC, Museu e Laboratório de Ensino de Ciências e recebeu alunos de 8 a 17 anos. Desta vez não foi só o entusiasmo dos alunos que surpreendeu, os pais também acompanharam atentos às atividades e discussões sobre os “Sistemas dinâmicos naturais: entre a organização e a desorganização”.

Ao longo de sua história, a Casa assumiu o compromisso de propagar a educação investigativa, aquela que parte da iniciativa curiosa de um aluno ou professor que, não conformados com os modelos didáticos presentes em livros e instrumentos escolares, saem em busca de informação, desconstruindo teses ou construindo novas hipóteses. Durante este “Férias” não foi diferente, os alunos encontraram nas três tardes do evento um novo olhar, marcado pela observação contínua. As atividades foram norteadas pelo desafio de encontrar a relação entre dois sistemas biológicos: a membrana plasmática e o solo grumoso. Seguindo a proposta metodológica da Casa, a equipe guiou os participantes em articulações complexas, estimulando-os a perguntar e estabelecer novas analogias. “É interessante observar como um programa que ocorre durante as férias pode ser tão produtivo, e, com todo esse interesse demonstrado, aliado às várias dúvidas que surgiram, podemos imaginar que o programa Adote um Cientista será neste ano mais uma vez um sucesso”, comemora Ádamo Siena, um dos monitores do evento.

Pais acompanharam os filhos durante o 5º Férias com Ciência

Relacionar os dois sistemas propostos exigiu conhecimento e preparação, já que os temas foram trabalhados e avaliados separadamente em outros programas e atividades, como o solo grumoso, discutido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2012 e baseado na obra da agrônoma Ana Primavesi. Para a coordenadora da Casa da Ciência, Profa. Marisa Ramos Barbieri, os pontos positivos do evento foram as discussões teóricas, observações, exercícios e oficinas em grupos conduzidos pelas relações de membrana e solo. “Pretendíamos que o tempo e as adaptações fossem conceitos de interesse dos participantes, mas, embora pouco explicitados, temos evidências de boa aceitação como ‘pano de fundo’ das atividades. A pergunta que salta: por que demoramos tanto para realizar atividades como esta, ainda mais considerando que estamos em um Campus da USP, repleto de pesquisadores e de boas intenções?”, completa.

Ao final do evento os alunos compreenderam a mensagem principal: uma comparação entre diferentes estruturas biológicas, em uma análise de similaridades e diferenças entre modelos que, independente de suas complexidades, atestam que no mundo não sobrevivem os mais complexos, mas sim os mais adaptados.

Confira as atividades desenvolvidas no evento:

 

 

 

Vídeo com o resumo dos três dias de atividades do Férias com Ciência