GIOVANA FARIA

Os números estão presentes em todos os aspectos da nossa vida, mas na época da escola eles podem assombrar muita gente ao chegarem fantasiados de fórmulas, seno, cosseno, e várias outras formas. Por este motivo, as irmãs Natália Munari Pagan e Karina Munari Pagan prometem desvendar a matemática e apresentá-la de uma maneira muito mais atrativa aos nossos pequenos cientistas.

 

Ambas são doutorandas e mestres pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP – USP), e graduadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP-USP). Na entrevista de hoje, Natália nos contou um pouco mais sobre o que as motivou a participar novamente do Pequeno Cientista.

 

Como vocês conheceram a Casa?

NATÁLIA e KARINA Na verdade, nós já havíamos participado do Pequeno Cientista em 2016 com o projeto “Desvendando o fast-food”. Como as disciplinas neste semestre não estão tão complexas como nos anteriores, decidimos participar novamente com o projeto “Desvendando a matemática”. Conhecemos a proposta da Casa da Ciência por e-mail e nos identificamos muito com ela.

O que as motivou a escolher participar do Pequeno Cientista?

NATÁLIA Nossa motivação foi a identificação com a proposta do projeto. Queremos ser professoras e cientistas e acreditamos que o projeto possa nos oferecer um aprendizado com relação a como orientar uma turma de alunos e a elaborar um projeto de pesquisa científica.

Como foi realizada a escolha dos temas das aulas?

NATÁLIA e KARINA A escolha do tema foi realizada de acordo com a nossa formação da graduação que foi em matemática. Temos um grande interesse na história da matemática e em especial em como surgiram os números e quais são os principais pensadores matemáticos. Isso nos motivou a trabalhar este tema com os pequenos, visto que não envolve um conteúdo que exija conhecimentos prévios em matemática aprendidos em uma série específica. Com este tema, todos os alunos, tanto os do 6º ano quanto os do 9º, conseguem acompanhar o conteúdo. O recorte de pesquisa foi elaborado de acordo com a ordem: 

  • Apresentação sobre o que é uma pesquisa científica
  • Um pouco da história de como surgiram os números
  • Um pouco sobre os principais pensadores matemáticos.

Por que vocês escolheram este método de ensino?

NATÁLIA e KARINA O método de ensino adotado foi: aula expositiva, jogos e teatro. As aulas expositivas foram adotadas para apresentar o conteúdo aos alunos, enquanto os jogos e o teatro para fixar a aprendizagem.

Você já alterou algo no método de ensino ou no conteúdo após esses primeiros encontros? Se sim, baseado em qual comportamento do aluno?

NATÁLIA e KARINA Sim, alteramos. Acrescentamos mais uma aula para a apresentação de como surgiram os números. Esta decisão foi feita para dar tempo de aplicar os jogos para os alunos e a elaborar um teatro com a perspectiva deles do que foi ensinado.

O grupo da Natália e da Karina é composto pelos alunos:

  • Douglas Borges Teixeira Santos
  • Guilherme Ramos Lopes
  • Leonardo de Souza da Silva
  • Maria Eduarda Machado do Nascimento
  • Thiago Ivo Marcelino de Melo 
  • Yanne Polo Zanotti