Dinossauros como modelo para entendimento de evolução

dinossauros (200x133)

Orientadores:

  • Fernando Figueiredo Mecca
  • Vinicius Anelli

 

Alunos:

  • Gabriel Merchan Cortêz
  • Julia Carvalheiro de Brito
  • Sarah Ferracini Gonçalves
  • Carlos Eduardo da Silva Bernardino
  • Luan Augusto Bertolati
  • Cassio Alves da Silva
  • Celso Eduardo Rodrigues Sobrinho
  • Ana Elisa Berro Arjona
  • Joel Rodrigues Alves
  • Bruna Barros Dias do Nascimento
  • Pietra Baggio
  • Sávio Henrique Bianco
  • Mileny Pereira da Silva
  • Leonardo Parreira Xelegati
  • Gustavo Mossânega Teixeira da Silva
  • Paulo Fernando Rivelino Carneiro da Silva
  • Giovanna Camarano Gioria
  • Laura Vitória Dias Silva

O grupo “Dinossauros como modelo para o entendimento da evolução” foi orientado pelos biólogos Vinicius Anelli e Fernando Figueiredo Mecca. Segundo depoimento de um dos alunos, o objetivo dos orientadores era fazer com que os pequenos refletissem sobre tudo que os cerca e como plantas, animais e outras formas de vida se modificaram ao longo do tempo para se tornar o que são hoje.

Durante os encontros foram trabalhados conceitos fundamentais da sistemática filogenética, como ancestralidade, matriz de caracteres, homologia, tempo geológico, origem do universo e origem da vida, relação entre o meio e as adaptações, paleontologia, relação entre nicho “vago” e diversificação de grupos, grandes extinções, dentre muito outros.

No dia-a-dia do grupo os alunos tiveram a oportunidade de desenhar e escrever, além de discutir muito os temas abordados. A curiosidade deles também foi muito estimulada, eles gostaram de saber que cobras são tetrápodes que foram “reduzindo” os membros ao longo de sua história evolutiva. Muitas vezes desviavam completamente os encontros, adiantando conteúdos que seriam dados posteriormente.

Na aula pratica, realizaram o experimento dos tentilhões, no qual diferentes pinças e pregadores simulavam os bicos de uma mesma espécie de ave, com diferentes grãos (milho, feijão, lentilha, etc.) servindo como exemplo de alimento. Uma maneira de mostrar, na pratica, a importância da variação populacional para a seleção natural.

Por fim, no Mural, apresentaram a origem da vida e as árvores filogenéticas mostrando as relações entre as duas ordens de dinossauros, Ornithischia e Saurischia. Falaram também das características que os diferem de outros vertebrados, e como surgiram. Por fim, os alunos explicaram que, provavelmente, os dinossauros foram extintos por causa de um meteoro.