Os programas Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto são conhecidos por algumas características mantidas ao longo dos seus 15 anos de existência. Dentre elas, uma marca importante da Casa é a manifestação através de perguntas, as quais se tornaram muito frequentes durante as atividades desenvolvidas.
A prática de perguntar, instituída desde o início, foi sendo consolidada como uma das principais estratégias de validação dos programas, entre eles o Adote um cientista (estabelecido na rotina a partir de 2005) e o Pequeno cientista (desde 2012).
Os diálogos mantidos entre pesquisadores – em sua maioria, pós-graduandos – e alunos de escolas básicas possibilitam perceber e ajustar o que é ensinado com o que é aprendido. Através das falas analisadas nos registros – outra característica da Casa – são percebidas manifestações de aprendizagem dos alunos, as quais confirmam/alteram a programação proposta.
A trajetória – perguntar, documentar o processo, além de trabalhar em grupo e apresentar resultados- tem facilitado a difusão de textos no site. É preciso insistir que há tarefas essenciais e igualmente complexas que antecedem à difusão de textos, que compreendem sua redação, correção e revisão, diagramação e editoração.
Com estas características e os resultados alcançados nestes anos, a equipe da Casa percebe que tem conseguido alcançar o propósito de imprimir iniciação científica aos seus programas. O que mais surpreende é a revelação dos alunos (repetida em depoimentos) que, frequentando a Casa, aprenderam a estudar. Dizem que têm tentado seguir “esta forma em todas as disciplinas da escola” e também dizem “faço pergunta para mim mesmo, quando estudo “.
É interessante comentar que os alunos aprendem a perguntar relacionando informações, conteúdos e situações sobre temas diversos apresentados em palestras e nos grupos; com este exercício em ambiente de pesquisa, as perguntas vão apresentando um crescimento em complexidade no conteúdo. Os alunos vão ficando sabidos!
texto por Marisa Barbieri
edição por Vinicius Anelli