Câncer é um assunto frequente na mídia e no cotidiano de muitos estudantes, uma vez que ainda representa um problema de saúde pública com elevado apelo emocional e social. A falta do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem do câncer é evidenciada pela defasagem de informações e conceitos científicos básicos durante a formação escolar. Nesse contexto, o projeto de extensão intitulado “A genética dos soldados contra o câncer”, teve como objetivo principal compartilhar conhecimentos acadêmicos acerca da gênese, genética e imunologia do câncer com alunos da rede básica de ensino e com a comunidade. O projeto foi desenvolvido na Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto como parte do programa educacional “Pequeno Cientista” e contou com a participação de nove alunos da rede básica de ensino, orientados por três pós-graduandos, durante 12 encontros semanais com uma hora de duração. As aulas foram expositivas argumentativas e práticas, tendo sido utilizadas como ferramentas pedagógicas jogos, debates, infográficos e vídeos. A abordagem de uma temática pertinente à realidade dos alunos e o uso de estratégias pedagógicas alternativ10625-Texto do artigo-38147-1-10-20190617 10625-Suplemento-38148-1-10-20190617 as possibilitou a apropriação do conhecimento e a assimilação significativa dos conceitos abordados. Dessa forma, esse projeto contribuiu para o processo de formação dos alunos e difusão destes conhecimentos à comunidade, além de viabilizar o exercício didático e crítico aos pós-graduandos.
VERONEZ, L.; SALOMÃO, K.; DAS CHAGAS, P.; BARBIERI, M.; SCRIDELI, C.; TONE, L. GENÉTICA E IMUNOLOGIA DO CÂNCER PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, v. 10, n. 2, p. 63-70, 17 jun. 2019.
Link da Revista: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10625
Você precisa fazer login para comentar.