Dentre os 40 novos alunos do segundo semestre do programa “Adote um Cientista” da Casa da Ciência de 2019, passaram a integrar também os alunos de mais uma escola em suas atividades semanais, a Escola Social Marista Ir. Rui, de Ribeirão Preto. Como projeto piloto, um grupo de 10 alunos de 8º e 9º anos selecionados, devido ao interesse demonstrado em ciências, passaram a frequentar as tardes de quinta-feira do programa, acompanhados pelo bolsista da Casa da Ciência e professor da Escola Social Marista Caio M.C.A. de Oliveira.
Uma característica importante dessa nova parceria é que ela continua, ainda, dentro da própria escola, em aulas de uma hora e meia às terças-feiras. A chamada “Jornada Ampliada” da Escola Social Marista consiste de projetos no contraturno escolar, como atividades extraclasse que complementam o currículo da instituição, na qual esse novo projeto de iniciação científica em parceria com a Casa da Ciência teve início.
As expectativas dos novos cientistas em formação inicial é a de “conhecer cientistas toda quinta” e espaços acadêmicos como os do Hemocentro e da USP. Sobre o interesse em participar do projeto, um dos alunos comentou: “Tenho a oportunidade de participar de palestras na USP”.
Compreender a natureza da ciência e do conhecimento científico não é fácil e nem rápido, mas a inserção social no ambiente de pesquisa promovida pelo Adote um Cientista e a orientação de pós-graduandos do Pequeno Cientista têm o potencial de fortalecer a apropriação de elementos da cultura científica por esses alunos, e de transformá-los em disseminadores destes no espaço escolar.
Para atingir esse objetivo, a ação metodológica focada no registro das atividades em “cadernos de pesquisa” dos alunos é o principal objetivo das aulas complementares (de terça-feira) à visitação da Casa da Ciência. Apoiar as atividades desenvolvidas no Hemocentro e expandi-las para a escola, fomentando as anotações livres espontâneas e/ou em roteiros de observação e registro, seja para construção de mapas conceituais ou produções para apresentação e difusão do conhecimento em eventos científicos na escola e Casa da Ciência.
Quanto ao interesse e sintonia com o projeto demonstrado pelos alunos não há preocupação, pois “gostar de escrever” e objetivo de “um dia apresentar uma palestra sobre um assunto que gosta” serão atendidos esse semestre.
Você precisa fazer login para comentar.