Orientadores:
- Fernanda Gutierrez Rodrigues
- Gustavo Borges
- Helder Teixeira de Freitas
- Renata Scopim Ribeiro
- Silvia Elena Sanchez Mendoza
Alunos:
- Hugo Bononi Costa
- Maria Rita Ferreira Copeci
- Lindsey Samara de Almeida Oliveira
- Heloise Rebeca Geroldo
- Maitê dos Santos Barão
- Maria Fernanda Gutierrez Neves
- Helen Eduarda Sajoura Fiscarelli
- Tainá Braz Faitano
- Nathalia Bononi Candido Mendes
- Carla Izadora Marcantonio
Os mestrandos Fernanda Gutierrez Rodrigues e Gustavo Borges, junto com os doutorandos Helder Teixeira de Freitas, Renata Scopim Ribeiro e Silvia Elena Sanchez Mendoza, orientaram um grupo cujo o foco foi DNA.
Logo no primeiro encontro eles já questionaram os alunos a respeito do que eles achavam que era o DNA e, a partir das respostas, fizeram pequenas modificações no plano de orientação – incluindo assuntos para esclarecer uma confusão dos alunos. Podemos citar como principais conceitos trabalhados pelo grupo a estrutura e função do DNA, hereditariedade, cariótipo e doenças relacionadas às alterações cromossômicas.
Na orientação, as crianças tiveram a oportunidade de organizar cariótipos, realizar a extração do DNA do morango e do sangue periférico e entender também como funciona um teste de paternidade. Diversas dúvidas surgiram, como, por exemplo, “como ocorre a transmissão das características do sistema sanguíneo (ABO)? “, “o que é gene? “, “por que nossas células são diferentes se o DNA delas é o mesmo? “, “por que um bandeamento G tem partes mais claras e mais escuras nos cromossomos? “, “tem DNA no cabelo? “, “para que usar o detergente e o álcool? “ E “ dá para extrair DNA de outras frutas? “, dentre outras.
Para concluir o projeto, no Mural, realizaram a extração do DNA do morango ao vivo e levaram diversos modelos de cariótipo para explicar aos visitantes.
Você precisa fazer login para comentar.