PLANETA RESPONDE

Na redação de hoje, estabelecerei um conceito entre três aulas assistidas: Quem é o novo Corona vírus? abalos sísmicos e terremotos e por último o caso das onças e histórias de pescador.

Tudo começou em dezembro de 2019, quando surgiu um vírus na China, no começo nem tinha tanta importância, mas os casos começaram a ficar mais sério, em fevereiro foi registrado o primeiro caso no Brasil, e logo em Março declararam a pandemia, os casos só aumentavam, decidiram fechar os comércios, começaram a usar máscara, já que é transmitida através de minúsculas gotículas de saliva, muco do nariz, catarro e apertos de mão e álcool em gel 70%, ficamos mais de sete meses de quarentena, todos tiveram que adaptar suas rotinas sendo aulas, trabalhos e até treinos online.

Aos poucos as atividades foram voltando os comércios abriram, porém com quantidade limitada e seguindo os protocolos de saúde da OMS.

O novo Corona vírus é chamado de Covid- 19 sendo considerada uma doença respiratória perigosa, tendo sintomas parecidos de uma gripe: tosse, febre, dor de garganta e em casos mais sérios falta de ar. Algumas pessoas podem ser assintomáticas e não apresentarem sintomas, mesmo tendo a doença.

Até agora não foi possível a realização da vacina.

Já não bastando toda essa pandemia, houve diversos terremotos no Nordeste. Um terremoto ou abalo sísmicos acontece por um afastamento das placas tectônicas, atividade vulcânica ou por pressão das rochas.

Esses tremores também podem ter a influência do homem.

Logo existe dois tipos de escala, a escala Mercalli que mede a intensidade e a escala Richter que mede a magnitude.

Os animais também sofrem, eles passaram por muitas evoluções, fazendo com que os pesquisadores criem uma nova linha de base.

Um exemplo são os peixes, em 1957 os peixes eram maiores e fáceis de se pescar, em 1980 há uma diminuição no tamanho, e em 2007 os peixes estão menores ainda, porque eles não conseguem atingir seu tamanho ideal, isso é chamado de SBS, uma mudança em nossa linha de base, podendo perceber que o homem influenciou.

Vemos que esses três conceitos citados são problemas que vem acontecendo no mundo.

Precisamos cuidarmos mais de nossa natureza para que eles possam fornecer uma rica fauna e flora.

Giovanna Maria Zanetti da Silva – EE.DR João Gabriel Ribeiro – 9°ano

Publicações Relacionadas

Comentários