Um desafio da educação em ciências é contextualizar e aproximar o aluno do conhecimento científico. Com intenção de estimular a cultura científica, a Casa da Ciência desenvolve programas em parceria entre a Universidade e Centros de Pesquisa e escolas básicas da região de Ribeirão Preto (SP). O trabalho inclui organização, orientação e acompanhamento do processo de aprendizagem, estimulando a alfabetização científica dos alunos, em contato com pesquisadores. Professores acompanham seus alunos nas atividades, minimizando falhas de sua formação, principalmente com relação à atualização de conceitos. O objetivo do presente artigo é apresentar aspectos do programa Adote um Cientista a partir de relatos obtidos de entrevistas feitas com alunos e pós-graduandos participantes. Além da apresentação de parte da rotina da Casa da Ciência, apresentamos recortes de depoimentos que evidenciam momentos de aprendizagem que vão além do conteúdo, desenvolvendo capacidades que os levaram a aprender a estudar. Os alunos percebem que fazer perguntas, se apresentar, contar o que aprendem é uma forma de construir conceitos.