A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto (CASA) teve início em 2001 e cresceu com o compromisso de aproximar alunos, professores e pesquisadores em programas educacionais em centro de pesquisa, que preveem a divulgação dos resultados em diferentes formatos. Dentre as atividades propostas, a participação – desde 2004 – da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) corresponde a umas das atividades pontuais consolidadas na sua rotina.
Em 2012, a 9ª edição da SNCT trouxe a temática “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”. Para atender a proposta, a CASA organizou a exposição intitulada “A Vida do Solo como Base da Cultura Sustentável”, realizada nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro. Neste evento, aproximadamente 170 visitantes participaram, com alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. A mostra, inspirada na obra da agrônoma Ana Primavesi, foi composta por cinco sessões baseadas no livro “Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais”, publicado pela agrônoma em 1979.
Casa da Ciência reuniu jovens e especialistas para discutir a vida do solo
Em 2016, parte dessa exposição foi selecionada para apresentar aos alunos participantes do programa “Adote um Cientista”, durante a 13ª edição da SNCT, cuja temática foi “A Ciência alimentando o Brasil”. Com mais de 90 visitantes, a atividade – realizada no dia 20 de outubro e intitulada “Solo grumoso: a base do alimento” – contou com observação de amostras de solo e de painéis científicos disponibilizados pelo prof. Dr. Milton Groppo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão (FFCLRP-USP), além de uma conversa com o biólogo Fernando Rossi Trigo, integrante da equipe da Casa da Ciência.
Este material corresponde a uma reorganização do material de 2012, com o propósito de apoiar professores e alunos na compreensão dos conceitos da professora e pesquisadora Ana Primavesi, em especial a bioestrutura grumosa. As tabelas e gráficos apresentados são da obra “Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais”, principal referência bibliográfica para este trabalho. O vídeo do encontro também encontra-se disponível no site da Casa da Ciência (casadaciencia.com.br) para consulta e utilização em sala de aula.
Você precisa fazer login para comentar.