Com paródias, personificação de organelas, células e vírus, alunos estreitam os laços entre arte e ciência. Ao longo de mais de 10 anos de atividades, a Casa da Ciência coleciona diversos relatos dos alunos quanto à satisfação de ensinar o que aprendem, junto aos professores e pós-graduando, nos programas que frequentam. Além dos “Murais”, eles se dedicam a produzir peças teatrais com conteúdos científicos difíceis. As peças produzidas e encenadas por eles, “Agonia de uma Célula”, “Relíquias do Sangue e Sara”, “O Barbeiro de Chagas” e “Por uma gota” foram apresentadas para públicos diversos em eventos internos, municipais e até nacionais.
Alunos durante aula sobre sistema imunológico para peça “Relíquias do sangue e Sara” |
O teatro é uma forma de divulgação científica que consegue aproximar plateia de diferentes idades e interesses aos temas de ciência e tecnologia. Os alunos se dedicam a conhecer e estudar profundamente o tema tratado antes de escrever e encenar, e, como eles relatam, se surpreendem com a participação e resposta do público, que compreende e se interessa pelos conceitos complexos tratados nas peças. Para conseguir atrair a atenção do espectador, os jovens compõem músicas, montam danças e investem na composição do figurino e maquiagem das personagens. O resultado são produções teatrais que foram aplaudidas por mais de sete mil telespectadores.