Escrever para as redes sociais já é parte da rotina. Agora, escrever sobre insetos, é um desafio! Na oficina de texto, os alunos do Adote um cientista produziram tuites sobre o tema insetos, depois de terem assistido à palestra (Clique aqui) e participarem de atividades com a equipe da Casa (Clique aqui). A proposta foi escrever o que aprenderam, num tempo curto, em apenas 280 caracteres. Veja abaixo alguns deles:
“Por que existem tantas espécies de insetos? Por conta da variedade na caixa de ferramentas morfológicas, o fato de terem um exoesqueleto que ajuda na proteção, o voo em algumas espécies é uma longa história evolutiva”
Rafela Bardella da Silva – EE Constante Ometto, e Thales Corrado Rodrigues – EMEF Sérgio Rossetti, Pradópolis
“Isso mudará sua vida, a aranha não é um inseto. Muitas pessoas confundem insetos com aracnídeos, como as aranhas. Mas há inúmeras espécies que se dividem por suas características físicas que sofrem evolução do meio natural.”.
“Mas, e aí? Como diferenciá-los? Podemos diferenciá-los por sua estrutura corporal, a aranha possui 8 patas, já os insetos comuns possuem 6 patas, tem asas e antenas. E a barata, é inseto ou aracnídeo?”
“Não vivemos sozinhos! Além dos seres humanos, existem outras espécies, principalmente em nossas casas. Se olharmos para o lado os veremos, quem são eles?” #jantaremfamilia
Adriel Ítalo da Silva Porto, Lavinia Marinho Matos e Thiago Pereira Pardinho– EMEF Sérgio Rossetti
“Você sabia que sem insetos a vida do planeta seria erradicada? Pois eles são responsáveis pela manutenção da flora. Você gostou dessa curiosidade? Para saber mais siga nosso perfil” (@casadaciencia).
“Quem nunca viu em filmes, heróis com exoesqueleto, sabe que ele existe em seres como baratas e cigarras. Você gostou dessa curiosidade? Para saber mais siga nosso perfil” (@casadaciencia).
Thierry Martins D. Carralho e Maurilio B B da Silva – EE Constante Ometo e EMEF Sérgio Rosseti – Pradópolis
“Por que existe tantas espécies de insetos? Por conta da caixa morfológica, do exoesqueleto, do voo e da longa história evolutiva. Você sabia que, por conta dessa grande variedade pode haver até 100 espécies no jardim de sua casa?”
Julia de Oliveira Bizoti, Luis Carlos de OlLiveira Junior e Yasmin Barissa Allanni – EMEB João Nogueira, Cravinhos
“Você sabia que existem cerca de 1 milhão de espécies de insetos descobertos pelos cientistas. Poderiam me dizer o que são aquelas linhas nas asas dos insetos? Os cientistas chamam aquilo de veias ou nervuras”. #mundodosinsetos
Vitor Gabriel e Hotto Vinicius da Silva Souza – EMEF Roberto Brayn, Luiz Antônio
Organização: Gabi Zauith e Ricardo Couto