GIOVANA FARIA
Viabilidade do híbrido em espécies de Drosophila. Esse título dá um nó na cabeça de quem não está familiarizado com o assunto, não dá? Pois o assunto não somente foi estudado e compreendido pelos pequenos cientistas como também posto em prática com o experimento do híbrido das moscas Drosophilas.
Os orientadores são: Adriano Silva dos Santos, graduado em Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e mestre em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), e no momento, cursa doutorado em Genética, também pela FMRP; Ana Beatriz Zichinelli, graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal/SP e, atualmente, é mestranda no programa de pós graduação em Genética da FMRP-USP; Dora Yovana Barrios Leal, graduada em Biologia pela Universidad del Valle (Cali-Colômbia), mestre e doutora em Genética pela USP-RP e, atualmente, cursa pós-doutorado também em Genética pela USP-RP; Marcelo Wilson Aparecido Moretto, graduado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Jaboticabal) e, atualmente, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada na FMRP-USP.
Conversamos com o Adriano para saber mais sobre o projeto.
Como você conheceu a Casa?
ADRIANO Inicialmente, eu conheci o projeto Pequeno Cientista, da Casa da Ciência, pela indicação da minha orientadora.
O que te motivou a escolher participar do Pequeno Cientista?
ADRIANO Realizar um trabalho com alunos de escola pública, do ensino fundamental e médio, que sempre foi um desejo meu. Além disso, a oportunidade de executar um projeto com um grupo de alunos.
Como foi realizada a escolha do tema/recorte de pesquisa para as aulas?
ADRIANO O tema foi escolhido devido à problemática sobre o que é uma espécie. Este tema foi selecionado também pela oportunidade de trabalhar conceitos biológicos importantes, tais como: reprodução, desenvolvimento, espécie e híbridos.
Por que você escolheu este método de ensino?
ADRIANO Este método foi escolhido por proporcionar uma maior integração entre abordagens teóricas e práticas.
Você já alterou algo no método de ensino ou no conteúdo após esses primeiros encontros? Se sim, baseado em qual comportamento do aluno?
ADRIANO Foi alterado, um pouco, o cronograma dos encontros, para tirar dúvidas sobre o conceito de isolamento pré e pós-zigótico.
O grupo é composto pelos alunos:
- Elaine Santana Souza
- Kariny Benzi Medeiros
- Marcos Eduardo de Araújo
- Maria Fernanda dos Reis Ringer
- Maria Laura Misael